5 aplicativos verdes para iPhone

Já parou para pensar na quantidade de poluentes que seu carro emite? Ou qual a sua pegada de carbono para ir e vir do trabalho diariamente? A seguir, você vai encontrar alguns aplicativos que podem ajudar a responder essas perguntas que a cada dia se tornam mais imperativas. Também vai se divertir com ferramentas curiosas, como a Aves do Brasil, que identifica o pássaro pelo canto, ou com o Good Guide, que lista o ciclo de vida dos produtos e empresas e dá uma nota para quesitos como responsabilidade sócio ambiental e saúde.

Confira a seguir alguns aplicativos verdes para iPhone.

O Good Guide é uma aplicativo americano que ajuda o consumidor a conhecer o ciclo de vida dos produtos e a performance da empresa no quesito responsabilidade social, meio ambiente e saúde. Pelo menos 70 mil itens estão cadastrados no banco de dados do Good Guide, que podem ser acessados pelo site oficial da empresa ou pelo aplicativo. Digite o nome da marca e aparecerá uma nota para cada um dos três quesitos, além de informações sobre composição e substâncias usadas. Ele também indica produtos similares que tenham pontuações melhores. O aplicativo também é capaz de fazer a leitura por código de barras do produto – mas essa opção no momento só funciona bem nos Estados Unidos. O Good Guide é gratuito e pode ser baixado pelo iTunes.

Descubra o canto do pássaro: Se você curte a prática do birdwatching,ou é um curioso, vai adorar o aplicativo Aves do Brasil, que ajuda a identificar o pássaro pelo canto e também por características físicas. A versão completa do aplicativo tem uma base de dados com 345 tipos de aves - por enquanto só da Mata Atlântica - e custa 6,99 dólares, no iTunes. Tem também uma versão gratuita, com apenas 30 aves. Parte da renda é convertida para o WWF.

O Commute Greener, calculadora de CO2, é uma ferramenta criada pela empresa Volvo que foca na indicação de rotas e caminhos mais eficientes – para o meio ambiente e para você. Com ele, é possível medir a pegada de carbono de uma pessoa por meio de deslocamentos diários, seja de ônibus, carro, bicicleta, a pé, de metrô ou ainda intercalando dois ou mais meios de transporte. Você também pode estabelecer metas de redução de suas emissões e o aplicativo avaliará seu desempenho durante determinado período de tempo. O Commute Greener está disponível gratuitamente na App Store, em inglês.

O aplicativo Project Noah é dedicado aos aventureiros e amantes da natureza. Nele, é possível armazenar informações sobre viagens ou passeios ecológicos, e tudo em detalhes, com campos para imagens e descrições específicas. A ferramenta também lista atividades relacionadas ao meio ambiente de uma determinada região. Está disponível gratuitamente para iPhone e Android no site oficial.


Manual Verde de Bolso: Dicas simples para mudar alguns hábitos cotidianos que a gente muitas vezes nem percebe, mas que o meio ambiente sente, e como. Essa é a proposta do aplicativo Manual de Etiqueta Sustentável Bilíngue (português e inglês), elaborado com conteúdo do Planeta Sustentável, projeto multiplataforma que mobiliza as revistas e sites da Editora Abril. O aplicativo gratuito reúne 50 práticas, de uso de água à consumo de energia e reciclagem. Além de compartilhar as dicas com os amigos – por email, pelo twitter ou pelo facebook –, o usuário pode medir sua própria performance, através de uma árvore que cresce a cada ação sustentável. Disponível na App Store.


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top