Brasileiros têm optado pelo uso de contêineres nas construções


No Brasil, aproveitar contêineres para a construção de casas ainda não é comum, no entanto a procura pelo material vem crescendo muito. Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos o preço dos contêineres reciclados subiu de R$ 3 mil para R$ 6 mil.

Os equipamentos de carga são usados para o transporte durante dez ou 15 anos. Usá-los na construção de casa é uma forma de reaproveitar este material, que além de ser mais sustentável, pode ser econômico. Construções com contêiner duram até 90 anos e custam muito menos do que os materiais usados tradicionalmente para levantar uma casa.


A arquiteta Lívia Ferraro estudou e apresentou um projeto de casa-contêiner na faculdade. Após o término das aulas, ela resolveu investir em uma empresa pela qual já criou dez casas com os módulos. Localizado em Florianópolis, o negócio investe em inovação arquitetônica. “Nós já fizemos desde casas compactas, de dois contêineres, até residências de 250 metros quadrados. Costumamos dizer que é como brincar de lego. Só precisamos descobrir novas maneiras de ir encaixando as pecinhas”.


O arquiteto paulista Danilo Corbas também tem buscado a especialização neste tema. Em 2011, com quatro contêineres marítimos, ele construiu sua própria casa. Hoje o espaço está aberto para visitação.

Para Corbas os pontos positivos são a economia, de aproximadamente 35%, desde a fundação da casa até o revestimento externo. Sendo assim, quem procura morar em tais residências são pessoas que dão preferência por produtos sustentáveis e que também buscam economizar. Outra vantagem deste tipo de construção é que leva geralmente entre 60 a 90 dias para ficar pronta.

Atualmente, Corbas trabalha com mais quatro novos projetos, sendo um deles localizado em Penedo, no Rio de Janeiro, e terá seis contêineres de aproximadamente 15 metros quadrados cada um.

Empresas, lojas e escritórios também têm investido no uso de contêineres. O grupo Container é um exemplo de empresa que possui uma rede de lojas de roupas com cem franquias espalhadas pelo Brasil. Todos os espaços de venda são construídos com contêineres. Agora a empresa também está investindo em hotéis sustentáveis.

Uma empresa holandesa, que em Amsterdã criou uma vila de estudantes em contêineres, também deve chegar ao Brasil nos próximos meses. Ela venderá seus produtos que incluem escritórios e hotéis.

Corbas acredita que as empresas que reaproveitam este material na construção civil ganham “em termos de economia e imagem”. Já André Krai, sócio-fundador do grupo Container, afirma que é preciso persistência no empreendimento. “Estamos conseguindo mostrar que o contêiner é viável e pode ser utilizado para diversos fins. Nosso início foi muito difícil, me chamaram de louco, mas conseguimos transformar a marca em negócio”.
Com informações de O Globo.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top