Pegada Hídrica - entenda esse conceito



Com iniciativa de um grupo de empresas espalhadas pelo mundo, ONGs e a ONU foi criada a Water Footprint Network (Rede Pegada da Água). Utilizando os mesmos princípios da "pegada de carbono", a proposta é calcular a "pegada hídrica", um indicador que considera o consumo de água real e virtual de um indivíduo ou comunidade.


O consumo real é aquele utilizado para as necessidades básicas, como tomar banho, escovar os dentes, lavar roupas, cozinhar e matar a sede. Já no consumo de água virtual é considerado o gasto com processos de produção de todos os bens e serviços. Para se ter uma idéia, 16 mil litros de água são gastos na produção de 1 kg de carne bovina, enquanto para a produção de uma xícara de café são gastos 140 litros.

Calcula-se que cada brasileiro seja responsável por uma "pegada hídrica" de 3,4 mil litros de água por dia. Considerando o gasto médio de água real, de 200 litros, o número impressiona, chegando a um total diário de consumo de 3,6 mil litros.




Conscientização

"Gastamos de 13 a 15 vezes mais água virtual do que o necessário", afirma o representante no Brasil da ONG holandesa Water Footprint Network, Eduardo Mário Mendiondo.

"O conceito de pegada da água é uma forma muito eficaz de contribuir para conscientizar os agricultores, supermercados e consumidores a respeito do teor de água de todas as commoditties que eles produzem, vendem ou compram e consomem", explica o cientista britânico John Anthony Allan, criador do conceito de água virtual.

Empresas brasileiras, veja o caso do Grupo Marfrig, já utilizam as ferramentas da "pegada hídrica" para rever processos e diminuir o desperdício. Mas cada um precisa fazer a sua parte e só resta repensar os hábitos de consumo e economizar.

Abaixo algumas dicas para que possa economizar água:


1. Seja breve ao lavar o rosto. Apenas um minuto com a torneira meio aberta, são gastos 2,5 litros de água.


2. Evite tomar banhos demorados. Em 15 minutos são consumidos 135 litros de água. Apenas 5 minutos são suficientes para higienizar o corpo. Além disso, você economiza mais se fechar a torneira enquanto se ensaboa ou usa o xampu.



3. Reutilize a água usada no banho ou depois de lavar roupas para lavar o chão e a calçada de casa. Use um balde ou uma bacia para armazená-la.



4. Ao escovar os dentes ou se barbear, feche a torneira. Isso gera uma economia de mais de 10 litros de água.


5. Não use o vaso sanitário como lixo ou cinzeiro e evite dar descarga sem necessidade. Fique de olho se a válvula da descarga não está com defeito, pois isso pode gerar um gasto de até 30 litros de água.

6. Não lave uma peça de roupa por vez. Junte bastante roupa e utilize a máquina cheia. No tanque, deixe as roupas de molho e use essa água para esfregar e ensaboar, consumindo água nova somente para enxaguar.

7. Limpe a sujeira de pratos e louças apenas com esponja e sabão, deixando para usar a água somente na hora de enxaguar. Se for utilizar máquina, ligue-a somente quando estiver cheia.

8. Utilize um regador para aguar as plantas ao invés de uma mangueira. Em apenas 10 minutos com uma mangueira ligada, você gastará mais de 180 litros de água.

9. Use a vassoura para limpar a calçada. Um esguicho de água desperdiça mais de 270 litros de água em 15 minutos.

10. Lave o carro usando um balde e um pano, pois o consumo nesse caso é de 40 litros. Com a mangueira, seriam desperdiçados mais de 200 litros em 30 minutos.



Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top