Conar suspende campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”


A campanha de conscientização contra as sacolas plásticas realizada pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) acaba de ser suspensa. De acordo com a Folha, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) considerou-a enganosa.
A decisão foi tomada em reunião com seis integrantes da 1ª Câmara do Conselho de Ética do Conar. Todos os participantes votaram contra a campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco". A propaganda já foi veiculada em jornais, televisão, mídias sociais e em ações de marketing dentro dos supermercados.
O caso foi discutido pelo Conselho atendendo ao pedido de uma representação da Plastivida (Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos), que questionou a campanha tendo como base as regras do código de autorregulamentação publicitária. São oito os princípios éticos que precisam ser respeitados nos apelos de sustentabilidade usados em propagandas.
"É uma tentativa de propaganda enganosa porque a campanha diz que a sacola é descartável, quando ela é reutilizável, comprovadamente por pesquisas feitas com a população. Além disso, a campanha não apresentou informações com exatidão e clareza nem citou fontes científicas para comprovar que, ao banir a sacola, o problema do meio ambiente está resolvido", afirma Jorge Kaimoti, advogado da Plastivida.
Outro argumento da Plastivida é que a Apas não informou na campanha que o custo das sacolas já é embutido no preço dos produtos e que agora serão cobradas de forma indireta, mesmo sem distribuí-las. A Apas informou, à reportagem da Folha, que até o momento não recebeu comunicado oficial sobre a decisão do Conar. Portanto, ainda não informou quais medidas serão tomadas.

Fonte: www.ciclovivo.com.br

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top