É possível viver com sua pegada de carbono neutralizada?

Cada brasileiro contribui para o efeito de estufa com duas a três toneladas de CO2 por ano. Com energia inteligentes de habitação, os carros elétricos e energia limpa, poderíamos continuar a viver quase como de costume. Será que não? O que é realmente necessário para uma família viver de carbono neutro?




One Tonne Life  (uma tonelada de vida) é um projeto da Volvo Car Corporation com a construtora de casas de madeira A-hus e a companhia de energia Vattenfall, todas suecas.

Já imaginou uma casa ecologicamente correta com tecnologia para controle de ambientes durante o ano todo, como ventilação, climatização e renovação do ar interno sem que haja perda de calor ou desperdícios de energia? É o que a família Lindell experimentou durante seis meses com o projeto One Tonne Life.


A proposta foi dar a família Lindell um conforto ainda maior do que estavam acostumados, através de sistemas inteligentes e econômicos, onde a casa monitorou em tempo real os consumos da família e os orientou em como usar a energia de modo mais eficiente.

Na garagem, a família fez uso do novo Volvo C30 DRIVe Electric, que utiliza bateria de íons de lítio e pode ser recarregado através de uma tomada convencional, sem emissão de CO2. O veículo possui baterias com autonomia para 150km e leva 8 horas para carregamento completo.


Durante o período de seis meses, a família teste Lindell viveu um estilo de vida climaticamente inteligente com o objetivo de reduzir as suas emissões de dióxido de carbono de 7,3 toneladas por ano, que é aproximadamente a média da Suécia.

Transporte e consumo de energia elétrica foram às áreas em que a família fez o maior progresso. Observando por categoria, os  Lindells conseguiram reduzir suas emissões de CO2 provenientes dos transportes por quase 95%, a partir de alimentos em 80 por cento, a partir de acomodação por 60% e em outras áreas 50%. Tudo isso significa que a pegada de CO2 da família diminuiu 75%.

Veja nos links abaixo resultados deste projeto (em inglês):




CALCULE SUA PEGADA DE CARBONO
As pegadas de carbono ajudam as pessoas a promover as mudanças necessárias para combater os problemas ecológicos do planeta. Como as pegadas quantificam um montante de carbono que aumenta ou diminui com base no uso de energia, elas permitem que as pessoas saibam que um novo carro híbrido ou com motor flex realmente ajuda a diminuir as emissões.

CALCULE A EMISSÃO DE CO2
Utilize a ferramenta interativa do programa Carbono Neutro para calcular a emissão de CO2 em diversas situações: transporte, eletricidade, gás natural, etc. Você pode adicionar diversos parâmetros e descobrir a quantia de árvores correspondente ao CO2 emitido anualmente.
Clique aqui para acessar a ferramenta de cálculo.

Fonte das calculadoras: Instituto Carbono Brasil


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top