Guia da construção verde: Paisagismo sustentável

Foto: Fernando Stankuns

Tão importante quanto pensar na parte de dentro de uma construção é pensar no lado de fora. Nessas horas entra em cena a ação de paisagistas e arquitetos dispostos a deixar o seu jardim e área de lazer mais bonita, útil e prazerosa para todos da família.

Se você está passando por essa etapa, é importante prestar atenção na sustentabilidade dessa área de casa e nas medidas que podem ser tomadas para reduzir a pegada ambiental da área verde e recreativa.

Planejamento
Para a engenheira civil e mestra em engenharia civil e ambiental, Maria Isabel Mota, paisagismo sustentável é aquele que se adapta à realidade onde vai ser inserido. “Uma realidade composta não só pela vegetação, mas também pela fauna, solo, clima e todos os demais fatores”, diz.

Por isso, antes de sair plantando mudas aleatórias em toda a área externa da casa, é importante fazer o planejamento do que vai ser aquele local; qual será a(s) utilidade(s) da área, como ela será distribuída e qual será o desdobramento dela no futuro.

“A primeira coisa a fazer é definir as áreas de lazer. Terá uma churrasqueira? Piscina? Área de jogos? A depender das atividades é possível dimensionar o projeto, determinar quais as plantas rasteiras poderão ser usadas, onde colocar árvores que darão sombras, quais espécies vão melhor se adaptar àquela realidade, etc”, afirma.

Foto: Atitude Açaí
Espécies nativas
Um dos pontos mais importantes na hora de planejar sua área de lazer é avaliar quais espécies de plantas são mais adequadas para aquela região. Plantas nativas são as mais indicadas, garante a engenheira.

“Se a região for escassa de água, não adianta plantar uma bromélia porque ela não terá disponibilidade de água e irá sofrer com isso. A mesma coisa para uma planta sensível, você não poderá plantá-la em um local com muita chuva porque ela ficará encharcada e não conseguirá sobreviver”, alerta.

Assim, Isabel aconselha deixar de lado plantas exóticas e que precisarão de mais cuidados de rega e jardinagem. “Você deve adequar a planta à realidade do local, e as espécies nativas são as mais indicadas para isso, já que essas plantas de auto-sustentam”, diz.

Com isso, o dono da casa poupa não apenas trabalho e despesas com equipamentos e produtos de jardinagem, mas também consegue reduzir os gastos com água em até 30%. “O consumo de água irá diminuir já que a demanda de uma espécie nativa é menor que a de uma espécie de outra região, já que a água disponível ali é apropriada para ela”.

Gramínias não nativas também devem ser evitadas, aconselha. Essas plantas exigem um grande volume de água e gastos com manutenção. Espécies nativas tolerantes a períodos de seca, composições arbustivas, coberturas vegetais e espécies perenes podem ser boas opção de substituição.

Foto: Vivi
Reutilização da água da chuva e de outras áreas da casa, rega por gotejamento e no período da manhã também ajudam a diminuir o consumo de água nessa parte da casa.

Decoração sustentável

Já na hora de escolher a decoração dessa área, a palavra é criatividade. “Utilizar componentes da própria demolição na construção do deck, fazer painéis com madeira reutilizada e jardins verticais com garrafas PET são formas de adaptar o paisagismo ao cenário local e minimizar os impactos que ele teria no meio ambiente”, afirma Isabel.

A boa notícia é que a opção sustentável pode ser ainda mais barata que um projeto de paisagismo tradicional. “As espécies nativas são de fácil acesso, elas se proliferam rapidamente na região e você pode pegar uma muda na casa do vozinho ou de um amigo, é muito mais barato que comprar espécies exóticas para decorar seu jardim”, diz.

Portanto, converse com seu arquiteto e veja qual a melhor opção para deixar o seu jardim mais sustentável.
*Fonte: Portal EcoD, link para matéria: http://tinyurl.com/6mstwp4

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top