O que a sociedade moderna pode aprender sobre a água olhando 2.800 anos para trás.

Pesquisadores de todo o mundo reunidos em Istambul, na Turquia, na semana passada para se maravilhar com a sustentabilidade dos antigos métodos de conservação de água.


Muitos pesquisadores estão olhando para os nossos antepassados ​​em busca de inspiração para enfrentar os desafios sempre presentes. Na terceira Conferência sobre Tecnologias de Água e Esgoto em civilizações antigas (WWTAC), realizada na semana passada na Turquia, os participantes da Líbia para a Austrália e Israel revelou tecnologias usadas pelos seus antepassados ​​respectivos que foram em muitos casos muito mais sustentável do que as nossas intervenções modernas. O caso em questão: ainda hoje funciona velho poço de água da Anatólia Oriental que foi construído há 2.800 anos!

Água antiga funciona

Durante os TRE dias do evento realizado no Hotel Eresin Barcelo em Istambul, acadêmicos discutiram uma enorme variedade de tecnologias de água utilizada pelas antigas civilizações, incluindo as Lagoas hititas de Hattusa, as cisternas Nomades em Antalya, com o método da Grécia Antiga da conservação da água.

O professor Unal Oziş disse aos participantes que os sistemas de água construídos há três milênios atrás, como o Canal Samran basicamente feita de argila, continua a ser utilizado hoje. Por outro lado, as pessoas modernas substituiem suas tecnologias em pouco tempo.

Conferências como WWTAC - obrigar-nos a revisitar as abordagens mais sustentáveis ​​para a gestão da água, como os praticados pelos berberes em Marrocos, mas outra preocupação para os especialistas em água é a taxa com que a sociedade moderna esgota o abastecimento de água.

"Pensar que um canal de terra ainda está em uso depois de 2.800 anos é um milagre", disse Oziş ao jornal, acrescentando que "os nossos antepassados conseguiam viver com pouca água, enquanto que nós desperdiçamos.


Conhecimento é a sobrevivência

Escassez de água do Golfo Pérsico agora dependem de plantas de dessalinização caríssimas para fornecer água fresca para o seu povo, mas nos Emirados Árabes Unidos existem antigos canais de água subterrâneos que podem desviar a água de fontes distantes para aldeias onde for necessário. É um método testado e aprovado que ajuda a economizar a água e ainda é usado hoje em lugares como o deserto do Saara e Omã.

Então, o que nos impede de empregar essas técnicas se elas são tão boa?

O professor Larry Mays da Universidade Estadual do Arizona disse ao jornal que uma barreira fundamental à aprendizagem sobre essas técnicas antigas e implementar as peças no contexto contemporâneo é a falta de informações.

"Há muito que aprender com estas sociedades antigas", disse ele, "mas infelizmente quando há falta de acesso ao conhecimento desses legados, podemos acabar perdendo este tesouro."

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top