Recicle seu celular - Reciclagem de celulares e baterias

Quantos celulares você já teve até hoje? E quantos mais você ainda vai ter? O que você faz quando você troca de celular, onde joga o antigo?

Que tal pensar em reciclagem? Veja abaixo as dicas de onde reciclar seu antigo celular.


Bateria de Celular - Perigo para o Meio-Ambiente

Uma bateria de celular é composta por várias substâncias químicas responsáveis pelo armazenamento da carga elétrica. Elas podem conter materiais como cádmio, altamente nocivo ao meio-ambiente e tóxico para humanos.

Apesar de serem prejudiciais para a natureza e para a saúde, se reciclados, estes materiais têm valor comercial, pois podem ser reaproveitados em outras áreas. O mesmo vale para outros materiais que compõe o celular, como o ouro dos contatos ou o plástico das carcaças.












FABRICANTES DE CELULAR RECICLAM


Poucos sabem que existe uma forma de reciclar celular e bateria de celular. Para cada 1 kg de celular é possível reciclar 650 g de metal e 250 kg de plástico. Segundo a NOKIA (dependendo do modelo de celular), entre 65% a 80% de um celular pode ser reciclado. Se você tem um celular ou bateria Nokia quebrados e sem utilização basta entregar em qualquer assistência técnica autorizada da Nokia para que o equipamento seja reciclado.

A Nokia também mantém um programa de reciclagem de baterias há sete anos. Todos os aparelhos trazem explicações sobre o descarte correto da bateria e orientação sobre o sistema de coleta, com vários pontos de coletagem. A empresa encaminha os aparelhos para centros de reciclagem fora do país, onde substâncias como aço, cádmio e níquel são reaproveitadas. A empresa já reaproveitou 32 toneladas de baterias e 25 toneladas de aparelhos na América Latina (dados de 2009).

A MOTOROLA também tem um programa de reciclagem de baterias de celular. As baterias usadas ou danificadas podem ser entregues em qualquer autorizada Motorola. Estas baterias são levadas para uma cidade no Interior de São Paulo onde são acumuladas e depois transportadas para serem recicladas na Europa. Reciclando baterias desde 1999 a Motorola estima que já evitou que mais de 200 toneladas fossem jogadas no meio ambiente. Elas são embaladas e armazenadas em conteiners no campo da empresa em Jaguariúna, interior de SP, de onde são enviadas para reciclagem na Bélgica. O sucesso do programa originou o programaEcomoto, implantado em agosto de 2007 e que recicla também aparelhos usados e acessórios. O usuário só precisa depositar sua bateria, aparelho ou acessório nas urnas de coleta espalhadas pelos postos de Serviço Autorizado Motorola.

Samsung lançou até um celular ecológico, o Blue Earth
Já a Samsung orienta os consumidores a encaminhar baterias e aparelhos que iriam para o lixo para os postos de assistência técnica autorizada. Segundo a empresa, as baterias usadas em seus celulares são baseadas na tecnologia de Lítio-íon, e compostas por materias não-nocivos ao meio-ambiente.

Sony-Ericsson também recomenda que os clientes entreguem baterias e aparelhos em assistências técnicas ou postos de coleta, de onde elas são encaminhadas para processamento. Vidro, plástico, metal e eletrólitos (componentes da bateria) são separados, triturados e reprocessados de acordo. Algumas substâncias, como o cádmio, são usadas na produção de pigmento (vermelho, amarelo ou laranja) para a indústria de tintas.

RECICLAGEM DE CELULARES E BATERIAS - OPERADORAS

Não são só as empresas que fabricam celular que ajudam o meio-ambiente através da reciclagem de sues produtos, como vimos acima. As operadoras de celular têm feito seu papel, criando várias campanhas de conscientização, instituições, fundações e projetos voltados para a reciclagem de celulares e baterias de celular.
Entre as operadoras de celular, a Vivo foi a primeira a implementar um programa de coleta e reciclagem que começou funcionando nas próprias lojas da empresa, onde o usuário pode deixar aparelhos e acessórios de qualquer marca ou operadora. Para esse e outros projetos de cunho social, a VIVO criou o Instituto Vivo.
A Claro também investe em reciclagem e conta com o site do Instituto Claro para ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem. A Claro monitora todo o fluxo de reciclagem do lixo eletrônico e mantém urnas coletoras para os materiais obsoletos nas suas mais de 160 lojas próprias e em seus mais de 3.000 agentes autorizados. Para o consumidor, tudo é feito de forma prática. O cliente de qualquer operadora pode depositar o material obsoleto de qualquer fabricante na urna coletora. Não é necessário preencher formulários ou entrar em contato com os funcionários.

A TIM também aceita celulares e baterias de qualquer outra operadora para reciclagem. A TIM disponibiliza urnas especiais para o recolhimento de baterias, aparelhos e acessórios usados nas Lojas Próprias, Lojas TIM e prédios administrativos em todo o Brasil. Criou em parceria com o Banco Real o projeto Papa-Pilhas, que consiste na coleta de pilhas e baterias portáteis usadas e em seu envio para a reciclagem. Nas urnas do papa-pilhas você pode depoistar qualquer tipo de pilhas e baterias e também aparelhos celulares em desuso e respectivos acessórios, garantindo o destino correto destes materiais. O programa coleta peças de até 500 gramas ou em dimensões em até 5 cm x 8 cm. Os materiais de tamanho superior ou a base de chumbo ácido devem ler levados ao local da compra ou encaminhados diretamente ao fabricante.
A TIM foi além e introduziu no mercado uma linha de celulares com características de menor impacto ambiental. primeiro a ser lançado foi o Motorola W233, produzido com material reciclado de garrafas plásticas, seguido pelo Samsung Solar, aparelho exclusivo da TIM que conta com bateria solar, e pelo Motocubo A45 Eco, também produzido com material reciclado de garrafas plásticas. Em 2010, mais um aparelho veio para engrossar a linha ECO da TIM, o Samsung Blue Earth (veja foto acima), produzido com plástico reciclado de garrafas PET e bateria solar.

Motorola W233 foi produzido com material reciclado de garrafas pet


A Oi tem uma campanha de coleta de aparelhos e baterias nas suas lojas. Ao entregar o aparelho nas lojas Oi, o cliente preenche o Termo de Entrega de Aparelho, encontrado nas próprias loja. Para saber mais acesse o site da Oi e vá em Sustentabilidade/Responsabilidade Ambiental.

O projeto Alô Recicle é uma parceria da Nokia e o grupo Pão de Açúcar. Desde junho de 2010 várias lojas em São Paulo, Fortaleza e Salvador passaram a receber celulares para reciclagem.

A idéia da Nokia de criar um programa de reciclagem de celulares no País surgiu após pesquisa realizada em 2008, com a participação de 6.500 pessoas de 13 países, incluindo o Brasil. Segundo o estudo, apenas 3% das pessoas no mundo costumam reciclar seus celulares usados. No Brasil, o número é ainda menor: apenas 2%. A maior parte dos usuários guarda os aparelhos antigos em casa, sem uso. Três em cada quatro consumidores nem mesmo cogitam a reciclagem e quase a metade dos entrevistados nem sabe que isso é possível.


Faça a sua parte como consumidor consciente. Na hora de jogar seu celular ou bateria fora, procure sempre postos de reciclagem para ajudar a preservar o meio-ambiente.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top