Solução sustentável transforma garrafas PET em lâmpadas

A notícia não é nova, mas ainda vale pela idéia inovadora e pela repercurção ao redor do planeta. Veja a história abaixo.

A falta de energia durante o apagão que atingiu diversos estados do Brasil em 2008, fez com que o mecânico Alfredo Moser, de Uberaba, MG, criasse uma solução barata e sustentável para ter energia em casa: uma garrafa pet se transformou em uma lâmpada.

A lâmpada
A Lâmpada de Moser é simples de ser feita e está ajudando milhares de pessoas a economizar energia e também ter luz dentro de casa o dia inteiro. Para produzir a lâmpada basta pegar uma garrafa pet transparente de dois litros, daquelas de refrigerante mesmo, e encher com água e mais duas tampinhas de água sanitária – que serve para evitar que a água fique turva.

Depois de encapar a tampa da garrafa com uma embalagem de filme fotográfico, para que não derreta nem entre água, a garrafa deve ser encaixada no telhado da residência, com sua boca exposta ao sol – sem descuidar da vedação para evitar goteiras.

A intensidade da luz produzida pelas lâmpadas de garrafa é equivalente à de uma lâmpada incandescente de 40 a 50 watts de potência. E quem aderiu à invenção de Alfredo Moser não tem do que reclamar: as lâmpadas não dão manutenção e ainda ajudam a economizar energia.

Um vídeo com a reportagem do programa globo Repórter na época mostra como as lâmpadas são feitas e o quanto elas beneficiam os moradores de regiões mais carentes. O vídeo pode ser conferido logo abaixo:

Repercussão
Só o fato de a solução ser barata, limpa e eficiente para comunidades carentes já é motivo de estarmos re-divulgando a notícia antiga. Mas o fato é que a idéia do Seu Alfredo rodou o mundo. O vídeo do Globo Repórter foi parar em diversos blogs e sites ao redor do planeta, de 2008 para cá.
Foi base para uma matéria da CNN ainda em 2008, veja o vídeo abaixo:

Baseado na invenção do mineiro, a empresa brasileira de energia Ampla (ampla.com), do estado do Rio de Janeiro, está instalando em seus clientes de baixa renda, juntamente com o fornecimento de energia elétrica, as garrafas no telhado, para que os assinantes economizem energia – segundo a empresa, a economia chega a 30% no fim do mês. Um vídeo institucional da empresa descrevendo o programa pode ser visto no vídeo abaixo:

E a ideia ainda é sucesso em outros cantos do mundo – embora nem sempre com o devido crédito. O filipino Illac Diaz, um ativista que iniciou diversos projetos sociais e ecológicos, criou o Isang Litron Gliwanag (Um Litro de luz –isanglitrongliwanag.org), que recruta jovens no mundo todo para construir e instalar o dispositivo de luz com garrafas PET em cidades carentes de seu país. No site há inúmeros vídeos das cidades atendidas – e uma explicação de que a tecnologia teria vindo do MIT…

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top