Parque de Madureira na zona norte do RJ com conceitos de sustentabilidade


O Parque de Madureira, no subúrbio do Rio de Janeiro, foi inaugurado ontem (23). O parque, que passa a ser a terceira maior área verde da cidade, ocupa uma área próxima à linha do trem e era uma reivindicação antiga dos moradores do bairro, como mostrou o RJTV. E, em tempos de Rio+20, o Parque de Madureira teve um projeto sustentável, e foi construído pensando em reaproveitar a água e economizar energia elétrica.

Com 93 mil metros quadrados, área equivalente a 12 campos de futebol, o Parque de Madureira só é menor do que o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista. Foram plantadas 432 árvores e há laguinhos e chafarizes. O parque tem brinquedos, uma biblioteca virtual, ciclovia, quadras poliesportivas, de futebol society e também de vôlei de praia, além de equipamentos de musculação. Além disso, o parque também conta com uma pista de skate que impressionou até profissionais do esporte.

As paredes e o teto das construções vão ser revestidos de vegetação, como no Centro Educativo Ambiental, o que ajuda a diminuir a temperatura do lado de dentro. Em cima de cada um dos telhados vai haver um sistema de captação de água da chuva, que vai ajudar a irrigar toda a área verde. A iluminação vai ser com lâmpadas “led”, muito mais duráveis e econômicas.
Dentro do parque, foi construída uma área chamada Praça do Samba. Madureira é um bairro conhecido pela boemia e por ter revelado grandes nomes do samba. A Portela, uma das maiores campeãs do carnaval carioca, surgiu no bairro e tem duas quadras para ensaios em Madureira. O Império Serrano, outra tradicional escola da cidade, também foi criada por sambistas do bairro.
Na manhã deste domingo, vários sambistas se apresentaram na inauguração do parque, entre eles Wilson Moreira e as velhas guardas da Portela e do Império Serrano. Ao longo do dia, outros nomes do samba vão se apresentar.
O Parque de Madureira fica na Rua Soares Caldeira, 115. Nesta primeira sema, o parque vai funcionar de 7h às 17h, mas fecha na segunda-feira. Depois, o horário de funcionamento passa a ser de terça a sexta, das 5h à meia-noite; sábados, o dia todo; e domingo até meia-noite. Fonte: G1

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top