Confira as principais tecnologias do Star Trek que viraram realidade

Por Bárbara Viana:

A série americana Star Trek, chamada também de Jornada nas Estrelas, de 1966, é um dos maiores sucessos de ficção científica. O programa que contava a saga do capitão Kirk e sua tripulação na nave estelar USS Enterprise revolucionou com tecnologias até então impensáveis. Mas 46 anos depois, diversas delas já existem, e o TechTudo reuniu em principais tecnologias que viraram realidade.

1ª tripulação. 1965


Comunicadores
Os aparelhos móveis que permitiam a comunicação entre o capitão Kirk e os outros membros da tripulação estão por toda parte. Os celulares são um dos aparatos mais vendidos e uma pesquisa do Banco Mundial aponta que 75% da população mundial já tem acesso ao aparelho.
Além de impulsionar o desenvolvimento desta tecnologia, os comunicadores inspiraram o modelo do celular Star TAC desenvolvido pela Motorola. Em homenagem lançada em 1996, o aparelho tinha flip, assim como os comunicadores.
Comunicadores (Foto: Reprodução)Comunicadores eram aparelhos usados pela equipe do capitão Kirk  (Foto: Reprodução)
Tradutor universal
Um viajante interplanetário precisava de um tradutor universal para entender o que as criaturas mais diversas encontradas pela tripulação diziam. Por isso, a equipe da Enterprise tinha um dispositivo que traduzia automaticamente para o inglês tudo o que falavam.
Algumas ferramentas atuais já fazem tradução instantânea. Eles permitem que você fale a frase em uma língua e receba a tradução na mesma hora desde que as palavras tenham sidos cadastradas previamente.
Tradutor Universal (Foto: Reprodução)O tradutor universal servia para decifrar o que as criaturas diziam (Foto: Reprodução)
Hipospray
O doutor Leonard McCoy às vezes tinha como tarefa inocular medicamentos em pacientes, e para isso usava o hipospray. Esse dispositivo não era uma vacina comum, e sim um tipo de vacina sem agulha.
Essa tecnologia amplamente conhecida é a chamada pistola de vacinação pressurizada. Perfeito para quem tem medo, o mecanismo funciona com um jato de pressão muito elevada que pode ser colocado sob a pele do paciente.
Hipospray (Foto: Reprodução)Dr. McCoy e hipospray necessário para aplicar vacinas (Foto: Reprodução)
Feisers
O choque das armas feiseres era muito usado por Kirk e seus colegas para impossibilitar o adversário de reagir. O tiro da arma deixava a pessoa atordoada, imobilizada ou até mesmo podia matá-la.
Popular entre forças policiais em diversos países, as armas de eletrochoque funcionam com o mesmo princípio. A descarga elétrica de alta pressão imobiliza momentaneamente a pessoa. Apesar de não oferecer grandes riscos, casos de morte já foram registrados.
Feiser (Foto: Reprodução)Feiser eram usados pela tripulação contra os advsersários (Foto: Reprodução)
Visor
Geordi La Forge, um dos personagens principais da série, era portador de cegueira congênita e usava um visor, uma prótese em forma de meia lua que o permitia enxergar. Posteriormente, o visor, que causava dores ao personagem, foi substituido por próteses oculares.
Devolver a visão ainda está longe de acontecer, mas pesquisadores já desenvolveram protótipos que ajudam os deficientes visuais. Os olhos biônicos são implantes de microhips colocados atrás dos olhos junto a uma câmera ligada a um óculos que captura as imagens devolvendo parcialmente a visão.
Visors (Foto: Reprodução)Visor era uma prótese que dava um senso de luz (Foto: Reprodução)
Padd
O Padd (Personal Access Display Device) permitia que os tripulantes acessassem a base de dados e executassem conteúdos da nave, isso tudo em computadores portáteis sensíveis ao toque.
Esteticamente os tablets atuais são mais um exemplo de tecnologias previstas pela série Jornada nas Estrelas. Apesar de funções diferentes, os tablets seguem o estilo do padd com uma interface touchscreen.
Padd (Foto: Reprodução)Padd, o aparelho portátil para acessar os dados da nave (Foto: Reprodução)
Tricorder
O tricorder do Spock era usado sempre que a equipe chegava a um planeta novo. Apresentado no episódio inicial da série, o dispositivo tinha uso para medicina e engenharia. Ele digitalizava e dava as especificações de uma área, uma varredura completa do objeto em análise.
Similares aos do Star Trek, alguns softwares médicos permitem detectar doenças do corpo humano sem sequer tocar o paciente. A NASA também testou um aparelho capaz de identificar bactérias, fungos e outras partículas em suas viagens.
Tricorder (Foto: Reprodução)Spock usando o tricorder para desvendar os mistérios encontrados (Foto: Reprodução)
Alumínio transparente
No filme Star Trek IV – A Volta pra casa, Scotty usa um alumínio transparente para fazer um tanque capaz de transportar duas baleias, o material deveria ser forte suficiente para essa missão.
Anos depois, a Força Aérea Americana criou o material. Chamado de Alon, ele serve para substituir janelas e cabines das aeronaves. Trata-se de um material em pó que, se submetido a calor e pressão, torna-se mais leve e resistente que vidro à prova de balas.
Aluminio Transparente (Foto: Reprodução)Aluminio Transparente conhecido também como Alon (Foto: Reprodução)
Diversos filmes e séries renderam tecnologias ao mundo real, mas Star Trek ganha destaque por ter sido um dos principais programas de ficção científica a alimentar a curiosidade dos pesquisadores, e até hoje desperta fascínio nos fãs.
Esses casos mostram mais uma vez como a realidade imita a ficção. Algumas tecnologias, como o teletransporte, são objeto de pesquisa de cientistas mas ainda não conseguiram se concretizar efetivamente. E o que você acha? Quais tecnologias faltam virar realidade?

Agora mate a saudade com o vídeo abaixo:

Com informações do: TechTudo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top