Vida Sustentável - 500 dicas para você ter uma vida sustentável

Adote uma caneca e tenha sempre a tira colo sua sacola de pano, palha ou nylon para as compras no mercado e feira livre. Avise ao caixa que você traz a sua própria sacola e exerça seu direito de reduzir para preservar. Com essa pequena atitude você deixa de consumir milhares de sacolas e copos plásticos - descartáveis e poluentes.

2 De preferência as pequenas quitandas, mercadinhos e armazéns do seu bairro. Os grandes hipermercados padronizaram o consumo e descaracterizam o comércio local tradicional.

Ao cozinhar, mantenha a tampa da panela fechada. Com essa atitude você concentra mais calor e economiza gás de cozinha;

Evite a indústria dos descartáveis: prefira o coador de pano, os..alimentos fora das bandejas de isopor, o copo de vidro, as sacolas e guardanapos de pano, enfim, todo produto que se use, lave e use novamente, em vez de jogar fora. Assim, você economiza os recursos da natureza e diminui 

a quantidade de lixo, um dos grandes problemas do nosso tempo;


Evite o desperdício de alimentos: Ao preparar a comida, evite desperdício: talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Experimente receitas que aproveitem os alimentos ao máximo.

6 Além de formar lixo, desperdiçar comida significa também desperdiçar água (cerca de 70% da água disponível é usada na irrigação da lavoura) e poluir a atmosfera (cientistas estão ligando a atividade agrícola ao aquecimento global)

Se for jogar comida fora, pelo menos separe os alimentos em secos e molhados, para facilitar e incentivar a reciclagem.

Para conservar os alimentos, evite usar papel alumínio ou filme plástico. Prefira produtos duráveis, como potes de plástico com vedação, tipo “Tupperware”.

Faça o alimento durar mais: Verduras e legumes podem ser congelados pelo processo de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente esses vegetais em uma vasilha de água gelada. Não confunda o branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para ser guardado por mais tempo.

10 Produtos regionais são muito gostosos: Dê preferência às comidas típicas e aos ingredientes de sua região, pois estará ajudando a reduzir os custos de transporte para que um produto de outra região chegue até você

e evitar as perdas causadas pela manipulação dos alimentos.



11 Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

12 Prefira produtos da estação: Consuma verduras, legumes e frutas da estação, que além de mais saborosos têm preços mais baixos. Em geral, esses produtos vêm de mais perto, não exigindo grande transporte, reduzindo assim as perdas pela manipulação, os gastos com combustível

e a emissão de poluição.


13 Descanso para a chaleira: Quando ferver a água, guarde o excedente em uma garrafa térmica e use-o da próxima vez em que preparar um bebida quente.

14 Aproveite as partes boas de verduras e legumes: Se depois de alguns dias notar que abobrinha, chuchu, mandioquinha e outros legumes apresentam partes estragadas, corte-os, lave bem o que pode ser aproveitado e faça uma seleta de legumes para acompanhar assados em geral.

15 Não jogue fora as sobras: Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geléias e recheios para bolo.

16 Faça o cardápio da semana: O maior desperdício doméstico verifica-se em frutas, legumes e verduras, ou seja, nos produtos típicos das compras semanais. Pensar no cardápio da semana antes de ir ao supermercado, definindo como serão as refeições diárias, permite comprar apenas o necessário e suficiente para aquelas refeições, evitando o desperdício.

17 Não utilize trituradores de resíduos na pia. Eles gastam mais água e jogam as sobras de comida no sistema de esgoto.

18 Não raspe os pratos no vaso sanitário ou na pia. Aproveite as sobras na produção de adubo ou numa criação de minhocas.

19 Estoque o caldo: A água do cozimento de verduras e legumes dá um ótimo caldo para sopas molhos. Mesmo que você não planeje voltar à cozinha tão cedo, não jogue essa água fora. Aproveite os nutrientes para regar as plantas de casa.

20 Cuidado ao manipular os alimentos: Na hora de comprar frutas, verduras e legumes, escolha com os olhos. Tocar os alimentos reduz a sua vida útil. Pegue o alimento somente depois de decidir o que vai levar. Assim,

o produto será preservado por mais tempo.


21 Olha o leiteiro: Se em sua cidade há serviço de entrega de leite, use-o. O leiteiro traz o produto direto do produtor e recolhe as embalagens vazias para que sejam lavadas e reutilizadas – opção ainda melhor que a reciclagem.

22 Não se preocupe com a aparência dos alimentos: Nas compras a granel (alimentos não embalados), não leve em conta a “limpeza” de legumes, especialmente as batatas. A limpezados alimentos reduz seu tempo de vida e pode contaminá-los com produtos tóxicos. Qualquer legume ou batata com um pouco de terra dura mais e pode ser facilmente lavado em casa.

23 Embale você mesmo a sua refeição: Invista em recipientes de diversos tamanhos e em uma garrafa de material resistente. Depois, é só abastecer a despensa semanalmente e usar a imaginação. Com o dinheiro que irá economizar não comprando comidas prontas em embalagens sofisticadas e não comendo fora, você poderá se permitir um pequeno agrado 

a cada dia.


24 Teclado sem migalhas: Na hora do almoço, sente-se confortavelmente num restaurante ou numa lanchonete em vez de comer no escritório. Além de não ter de usar nenhuma embalagem,você se sentirá mais descansado.

25 Coma devagar: Reserve o tempo necessário ao processo de preparar a comida e ingerí-la. Junte-se ao Slow Food, um movimento internacional que procura “promover a cultura gastronômica, desenvolver a educação do paladar, conservar a biodiversidade agrícola e proteger os alimentos tradicionais de extinção”.

26 Menos é mais: Os alimentos de origem animal demandam muito mais terra, água e energia do que os vegetais. Por exemplo, nos EUA são necessários 140 litros de água para produzir um quilo de trigo e 4.400 litros para obter um quilo de carne de vaca. Se viver sem bife com batata frita lhe parece uma opção desoladora, experimente reduzir o consumo de carne para uma ou duas vezes por semana e aplique o dinheiro economizado em especialidades de carne orgânica.
27 Leite orgânico: Se você deseja aderir aos produtos orgânicos, o leite é um bom ponto de partida. A diferença de preço é pequena, mas os benefícios à saúde são imensos. O leite orgânico contém muito mais nutrientes – por exemplo, até dois terços a mais de ácidos graxos ômega 3 – do que o leite comum.

28 Artigo genuíno: Prefira as rolhas de cortiça às de plástico. Além de saírem mais facilmente da garrafa, elas são feitas de matéria renovável, oriunda das florestas, que,por sua vez, sustentam grande variedade de seres vivos, inclusive espécies ameaçadas de extinção. Depois de usadas, as rolhas de cortiça podem servir para acender a lareira ou incrementar a composteira.

29 Não se deixe enganar: O azeite-de-dendê é encontrado em muitos produtos, de cremes faciais a margarinas. Embora proporcione uma textura macia, sua produção tem feito mal à natureza. Os dendezeiros estão substituindo grandes extensões de florestas importantes para a ecologia e para as espécies da Indonésia, entre elas o orangotango e o tigre-de-sumatra. Por isso, consuma óleos vegetais menos destrutivos, como

o de canola, o de girassol e o azeite de oliva.


30 Cozinheiro esperto: Ao cozinhar em casa, gastamos menos energia do que ao comprar comida industrializada ou para viagem, mas podemos economizar ainda mais se não formos escravos de receitas culinárias. Por exemplo, desligue o forno dez minutos antes do tempo estabelecido na receita, pois o calor residual completará o cozimento.Do mesmo modo, não preaqueça o forno, a menos que esteja fazendo massas, pães ou suflês.

31 Racione o uso do ar-condicionado. Na maior parte das vezes, uma janela aberta resolve o incômodo do calor. Quando for usar o ar condicionado aumente em 2 graus. Com essa atitude você evita que 900 kg de dióxidode carbono por ano, subam para atmosfera.

32 Troque as lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes mais econômicas. Elas podem gastar até 65% menos energia e durar até 10 vezes mais do que as lâmpadas de filamento, reduzindo, assim, a geração de resíduos;

33 Quando sair da sala, desligue o monitor do computador. As proteções de tela também gastam energia que podem ser economizada apenas ao apertar um botão;

34 Fique atento na conta de luz da sua casa e perceba quantos aparelhos eletrônicos ficam no modo de espera (stand by ) constantemente. Crie o habito e tire televisão, dvds, sons e outros da tomada e calcule a economia na conta;

35 Troque as lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes mais econômicas. Elas podem gastar até 65% menos energia e durar até 10 vezes mais do que as lâmpadas de filamento, reduzindo, assim, a geração de resíduos;

36 Crie o saudável hábito de substituir o elevador pelas escadas. Além de economizar energia você fará um bem para sua saúde.

37 Limpar Tudo: Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura;

38 Desentupir pia: Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente;

39 Limpar vidro: Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho;

40 Desinfetante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre, agua fervente e cascas de limão;

41 Umidade no armário: Para combater a umidade no armário podemos usar um pedaço de carvão vegetal. Colocamos o pedaço em uma tigelinha de vidro no armário

42 Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente; Sacos de plástico transparente cheios d'água pendurados, ajudam.

43 Use menos o carro ! Ande de bicicleta, caminhe e utilize mais transportes públicos. Cada quilometro que deixar de percorrer de carro, você evita a emissão de cerca de 300 gramas de dióxido de carbono;

44 Olhe semanalmente os Pneus ! Manter os pneus calibrados pode diminuir o consumo de gasolina em mais de 3%. Cada litro economizado evita que 3 kg de dióxido de carbono subam para a atmosfera;

45 Nunca jogue óleo de motor na rede de esgoto. Em vez disso, informe-se no posto onde costuma abastecer seu carro ou num centro de reciclagem como encaminhá-lo para um novo refinamento. Esse processo retira metais pesados tóxicos, como níquel, cádmio e chumbo e deixa o óleo puro como novo;

46 Adote uma caneca e tenha sempre a tira colo sua sacola de pano, palha ou nylon para as compras no mercado e feira livre. Avise ao caixa que você traz a sua própria sacola e exerça seu direito de reduzir para preservar. Com essa pequena atitude você deixa de consumir milhares de sacolas e copos plásticos - descartáveis e poluentes

47 De preferência as pequenas quitandas, mercadinhos e armazéns do seu bairro. Os grandes hipermercados padronizaram o consumo e descaracterizam o comércio local tradicional.

48 Ao cozinhar, mantenha a tampa da panela fechada. Com essa atitude você concentra mais calor e economiza gás de cozinha;

49 Evite a indústria dos descartáveis: prefira o coador de pano, os alimentos fora das bandejas de isopor, o copo de vidro, as sacolas e guardanapos de pano, enfim, todo produto que se use,lave e use novamente, em vez de jogar fora. Assim, você economiza os recursos da natureza e diminui a quantidade de lixo, um dos grandes problemas do nosso tempo;

50 Evite as comidas industrializadas; Faça você mesmo as papinhas com legumes frescos sem agrotóxicos. Use o mínimo de sal e açúcar, tendo como base o arroz integral, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, vagem ...). 

A saúde do seu bebê agradece;


51 Utilize fraldas de panos. Mesmo que você não consiga utilizar somente fraldas de pano, faça um esforço e busque utilizar ao menos 50% de fraldinhas de algodão, oferecendo uma melhor qualidade de vida ao seu bebê e ao planeta;

52 O aleitamento materno é um direito do bebê e um dever das mães. Até o 6 meses, alimente seu bebê exclusivamente com o leite materno. Essa atitude o protegerá de doenças e deixará seu filho muito mais esperto e saudável;

53 Utilize para assaduras o amido de milho. É mais barato, natural e eficiente que os talcos vendidos nas farmácias;

54 Busque um pediatra homeopata e evite medicar seu filho com químicas pesadas. Lembre-se que o organismo do bebe é sensível e qualquer medicação deve ser ponderada

55 Não "varra" nada com água, e sim com uma vassoura;

56 Tenha bom senso no seu banho - deixe a torneira aberta somente para se molhar e retirar o sabonete do corpo;

57 Se puder, recolha a água da chuva em baldes e utilize-a para diferentes fins. Em nossas cidades cimentadas, sem a terra para absorvê-la, a água da chuva termina nos bueiros, misturada aos esgotos. É um presente do céu, desperdiçado.

58 Colete a água do telhado em uma caixa d'água e aproveite-a para regar as plantas;

59 Ao comprar madeira, exija o selo comprovando que são provenientes de um manejo sustentável;

60 Instale um aquecedor solar para o chuveiro. A economia de energia elétrica proporciona um retorno do investimento, em média de 10 anos;

61 Não "varra" nada com água, e sim com uma vassoura;

62 Tenha bom senso no seu banho - deixe a torneira aberta somente para se molhar e retirar o sabonete do corpo;

63 Se puder, recolha a água da chuva em baldes e utilize-a para diferentes fins. Em nossas cidades cimentadas, sem a terra para absorvê-la, a água da chuva termina nos bueiros, misturada aos esgotos. É um presente do céu, desperdiçado.

64 Economize no banheiro: se sua bacia sanitária é aquela com caixa acoplada coloque uma garrafa PET cheia de água, pois assim irá reduzir a quantidade de água. E não se esqueça de nunca usar o vaso sanitário como lixeira, pois cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro joga fora sem necessidade água limpa e tratada.

65 Não use a lava-louça com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.

66 Elimine os vazamentos: Um buraco de 2mm (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Para detectar um vazamento em seu encanamento, siga as instruções do Programa de Uso Racional de Água da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp);

67 Escove os dentes com a torneira fechada;

68 Ao lavar a louça manualmente, enxágüe os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.

69 Não deixe uma torneira pingando: Esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga são atitudes comuns. No entanto, uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros d´água;

70 Diminua o tempo do banho: Se você mora em apartamento e seu banheiro tem ducha, gasta em média 160 litros de água durante um banho de 10 minutos. Mas pode tentar diminuir esse tempo fechando o chuveiro para se ensaboar ou lavar os cabelos. Assim, economizará em um ano cerca de 30 mil litros de água.

71 Use os dois lados de uma folha de papel: você já deve ter escutado que, ao economizar papel, está colaborando para com o meio ambiente, pois evita a produção de resíduos e a derrubada de árvores. No entanto, ao adotar essa prática, você estará também economizando água. Para se produzir um quilo de papel são necessários 540 litros de água.

72 Um sistema de coleta da água da chuva é uma boa medida para substituir o uso de água tratada nas descargas dos vasos sanitários, limpezas em geral e regas.

73 Deixe a barba no fim de semana: Economize água, espuma e bálsamo deixando de se barbear no fim de semana. Se a sua parceira reclamar, lembre a ela qe está em jogo um causa maior.

74 Verifique também em sua conta de água o total de metros cúbicos mensais e divida este número por 30 dias e pela quantidade de pessoas que moram em sua casa. Assim, além de reduzir sua Pegada, você poderá conhecer sua média individual de consumo de água diária.

75 Instale torneiras com sensores automáticos: Imagine um edifício comercial de dez andares onde circulem cerca de 2.000 pessoas, em média, por dia. Se cada uma dessas pessoas utilizar a torneira dos lavatórios 1 minuto por dia (lavar as mãos duas vezes, por exemplo), serão gastos 32.000 litros de água diariamente nesta atividade. Se o edifício trocar todas as torneiras por aquelas com sensores de funcionamento automático, que só abrem quando as mãos se aproximam delas, a economia de água chega a 40%. Se vinte edifícios tomarem a mesma medida, em cinco anos serão poupados 470 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer 7 mil pessoas em um ano.

76 Use uma bacia para lavar a louça: Ao lavar louça durante 15 minutos com a torneira aberta em um apartamento, onde a pressão da água é maior do que em uma casa, você gasta 240 litros de água. Mas se usar uma bacia cheia d’água, ou a própria pia, para ensaboar a louça e abrir a torneira somente para o enxágüe, pode reduzir esse tempo para 5 minutos e economizar 160 litros. Um meio de economizar ainda mais é encher duas bacias de água, ensaboando a louça com a água de uma bacia e enxagüando tudo na outra.

77 Diminua a pressão: Ainda que as torneiras e o chuveiro da sua casa tenham redutor de pressão, não se esqueça de regular o registro para liberar somente a quantidade necessária de água. Convenhamos, ninguém precisa de um jato de água potente apenas para lavar as mãos ou enxaguar a escova de dente.

78 Por meio do uso inteligente da água e de pequenos ajustes no encanamento, é possível reduzir o consumo à metade. Você ajudará a preservar nossa fontes limitadas de água bem como o meio ambiente, ao reduzir o lançamento de esgoto, e ainda economizar dinheiro.

79 Diminua o tempo do banho: Se você mora em apartamento e seu banheiro tem ducha, gasta em média 160 litros de água durante um banho de 10 minutos. Mas pode tentar diminuir esse tempo fechando o chuveiro para se ensaboar ou lavar os cabelos. Assim, economizará em um ano cerca de 30 mil litros de água.

80 Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.

81 Mantenha os resíduos químicos longe da água: Jamais despeje tintas, óleo usado, solventes, vernizes, inseticidas, produtos para tratamento de piscina e de limpeza doméstica em ralos, pias, tanques ou vasos sanitários. Muitos deles contêm substâncias tóxicas, como destilados de petróleo, hipoclorito de sódio, amônia e formaldeído. Quando não são descartadas adequadamente essas substâncias podem chegar aos rios e às represas próximas. Consulte as autoridades responsáveis pela limpeza e pelo saneamento ambiental para se informar sobre a coleta de resíduos tóxicos

da sua cidade. Se não houver nenhum programa desse tipo , faça uma reivindicação.


82 Não "varra" nada com água, e sim com uma vassoura;

83 Tenha bom senso no seu banho - deixe a torneira aberta somente para se molhar e retirar o sabonete do corpo;

84 Se puder, recolha a água da chuva em baldes e utilize-a para diferentes fins. Em nossas cidades cimentadas, sem a terra para absorvê-la, a água da chuva termina nos bueiros, misturada aos esgotos. É um presente do céu, desperdiçado.

85 Economize no banheiro: se sua bacia sanitária é aquela com caixa acoplada coloque uma garrafa PET cheia de água, pois assim irá reduzir a quantidade de água. E não se esqueça de nunca usar o vaso sanitário como lixeira, pois cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro joga fora sem necessidade água limpa e tratada.

86 Não use a lava-louça com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.

87 Elimine os vazamentos: Um buraco de 2mm (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia.

88 Para detectar um vazamento em seu encanamento, siga as instruções do Programa de Uso Racional de Água da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp);

89 Escove os dentes com a torneira fechada;

90 Ao lavar a louça manualmente, enxágüe os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.

91 Não deixe uma torneira pingando: Esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga são atitudes comuns. No entanto, uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros d´água;

92 Diminua o tempo do banho: Se você mora em apartamento e seu banheiro tem ducha, gasta em média 160 litros de água durante um banho de 10 minutos. Mas pode tentar diminuir esse tempo fechando o chuveiro para se ensaboar ou lavar os cabelos. Assim, economizará em um ano cerca de 30 mil litros de água.

93 Use os dois lados de uma folha de papel: você já deve ter escutado que, ao economizar papel, está colaborando para com o meio ambiente, pois evita a produção de resíduos e a derrubada de árvores. No entanto, ao adotar essa prática, você estará também economizando água. Para se produzir um quilo de papel são necessários 540 litros de água.

94 Um sistema de coleta da água da chuva é uma boa medida para substituir o uso de água tratada nas descargas dos vasos sanitários, limpezas em geral e regas

95 Deixe a barba no fim de semana: Economize água, espuma e bálsamo deixando de se barbear no fim de semana. Se a sua parceira reclamar, lembre a ela qe está em jogo um causa maior.

96 Verifique também em sua conta de água o total de metros cúbicos mensais e divida este número por 30 dias e pela quantidade de pessoas que moram em sua casa. Assim, além de reduzir sua Pegada, você poderá conhecer sua média individual de consumo de água diária.

97 Instale torneiras com sensores automáticos: Imagine um edifício comercial de dez andares onde circulem cerca de 2.000 pessoas, em média, por dia. Se cada uma dessas pessoas utilizar a torneira dos lavatórios 1 minuto por dia (lavar as mãos duas vezes, por exemplo), serão gastos 32.000 litros de água diariamente nesta atividade. Se o edifício trocar todas as torneiras por aquelas com sensores de funcionamento automático, que só abrem quando as mãos se aproximam delas, a economia de água chega a 40%. Se vinte edifícios tomarem a mesma medida, em cinco anos serão poupados 470 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer 7 mil pessoas em um ano.

98 Use uma bacia para lavar a louça: Ao lavar louça durante 15 minutos com a torneira aberta em um apartamento, onde a pressão da água é maior do que em uma casa, você gasta 240 litros de água. Mas se usar uma bacia cheia d’água, ou a própria pia, para ensaboar a louça e abrir a torneira somente para o enxágüe, pode reduzir esse tempo para 5 minutos e economizar 160 litros. Um meio de economizar ainda mais é encher duas bacias de água, ensaboando a louça com a água de uma bacia e enxagüando tudo na outra. 

99 Diminua a pressão: Ainda que as torneiras e o chuveiro da sua casa tenham redutor de pressão, não se esqueça de regular o registro para liberar somente a quantidade necessária de água. Convenhamos, ninguém precisa de um jato de água potente apenas para lavar as mãos ou enxaguar a escova de dente.

100 Por meio do uso inteligente da água e de pequenos ajustes no encanamento, é possível reduzir o consumo à metade. Você ajudará a preservar nossa fontes limitadas de água bem como o meio ambiente, ao reduzir o lançamento de esgoto, e ainda economizar dinheiro.

101 Diminua o tempo do banho: Se você mora em apartamento 

e seu banheiro tem ducha, gasta em média 160 litros de água durante um banho de 10 minutos. Mas pode tentar diminuir esse tempo fechando o chuveiro para se ensaboar ou lavar os cabelos. Assim, economizará em um ano cerca de 30 mil litros de água.


102 Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.

103 Mantenha os resíduos químicos longe da água: Jamais despeje tintas, óleo usado, solventes, vernizes, inseticidas, produtos para tratamento de piscina e de limpeza doméstica em ralos, pias, tanques ou vasos sanitários. Muitos deles contêm substâncias tóxicas, como destilados de petróleo, hipoclorito de sódio, amônia e formaldeído. Quando não são descartadas adequadamente essas substâncias podem chegar aos rios e às represas próximas. Consulte as autoridades responsáveis pela limpeza e pelo saneamento ambiental para se informar sobre a coleta de resíduos tóxicos 

da sua cidade. Se não houver nenhum programa desse tipo , faça uma reivindicação.


104 Conte os copos: A água ferve muito mais depressa se você usar apenas a quantidade de que precisa. Ao aquecer um copo em vez de uma chaleira cheia poupamos eletricidade suficiente para manter uma lâmpada econômica acesa durante nove horas. Se você não souber avaliar bem o nível da água, use um copo ou uma xícara com as “porções” de água necessária.



105 Reconhecer a importância da educação moral e espiritual para uma subsistência sustentável. (Carta da Terra, Agenda 21).


106 Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.

107 Escolha produtos de empresas certificadas (ISO 9000 e 14000), que desenvolvam programas socioambientais e/ou que sejam responsáveis pelos produtos pós-consumo.

108 Os 4 R’s referemse às palavras Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar. Essas palavras sintetizam as atitudes práticas que podemos ter no nosso dia-a-dia para preservar o planeta. É possível gerar menos lixo e provocar um impacto ambiental menor reduzindo o consumo de produtos desnecessários, reutilizando sempre que possível, separando os materiais recicláveis e reeducando os jovens, adultos e crianças para uma consciência ambientalmente atuante.

109 Aulas de bicicleta: Se a idéia de ver os filhos andar de bicicleta em vias públicas lhe causa aflição, procure se informar sobre as medidas básicas de segurança e os programas educativos junto à autoridade viária de sua cidade ou região.

110 Puro êxtase: Apreciar a diversidade da natureza é o primeiro passo para estreitarmos nossos laços com o planeta em que vivemos. Leve seus filhos para acompanhar a movimentação de insetos, observar pássaros ou explorar um riacho. E, se quiser tirar proveito máximo da paisagem deslumbrante, faça um passeio de balão. 



111 Pequenos ajudantes: Designe algumas tarefas verdes a seu filho – por exemplo, verificar se as luzes e os aprelhos elétricos estão desligados, cuidar da composteira e alimentar os passarinhos – recompense-o pelo trabalho. Descubra algo que ele gosta e o hábito durará para sempre. 



112 Fale com a escola de seu filho: Peça à adminsitração que coopere com seus esforços em prol da natureza economizando energia e eliminando o desperdício.



113 Ajude a banir a crueldade contra os animais: Caso suspeite de que algum animal silvestre esteja sofrendo maus tratos, comunique o fato ao Ibama, para que sejam aplicadas as providências legais cabíveis aos responsáveis por negligência ou crueldade animal. 



114 Proteja as aves exóticas: Papagaios, araras e outras aves vivem melhor em seu ambiente natural do que em gaiolas. Se você não comprar esses animais, estará ajudando a sufocar seu tráfico. Use este dinheiro para passar as férias em uma reserva florestal, sem se esquecer de separar o suficiente para os créditos de carbono. Na reserva, você verá os pássaros soltos, e o seu dinheiro sustentará as comunidades locais, que lutam pela preservação da natureza. 



115 Mata pulgas: Para manter as pragas mordedoras longe dos seus bichos de estimação, tente esconder um cravo-da-índia bem picado ou um dente de alho amassado na comida deles duas vezes por semana. Isso tornará o gosto dos bichos ruim para os parasitas e evitará a necessidade de inseticidas convencionais, que contêm organofosfatos e pesticidas associados a problemas de saúde em humanos e em animais e a danos ao meio ambiente. Reforce essa linha de defesa (e neutralize o cheiro do alho) colocando alecrim e lavanda na cama de seus bichinhos ou então óleo cítrico ou de nim nas roupinhas deles.



116 Evite as comidas industrializadas; Faça você mesmo as papinhas com legumes frescos sem agrotóxicos. Use o mínimo de sal e açúcar, tendo como base o arroz integral, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, vagem ...). A saúde do seu bebê agradece.



117 Utilize fraldas de panos. Mesmo que você não consiga utilizar somente fraldas de pano, faça um esforço e busque utilizar ao menos 50% de fraldinhas de algodão, oferecendo uma melhor qualidade de vida ao seu bebê e ao planeta; 


118 O aleitamento materno é um direito do bebê e um dever das mães. Até o 6 meses, alimente seu bebê exclusivamente com o leite materno. Essa atitude o protegerá de doenças e deixará seu filho muito mais esperto e saudável; 



119 Utilize para assaduras o amido de milho. É mais barato, natural e eficiente que os talcos vendidos nas farmácias; 



120 Busque um pediatra homeopata e evite medicar seu filho com químicas pesadas. Lembre-se que o organismo do bebe é sensível e qualquer medicação deve ser ponderada 


121 Soninho natural: Ao escolher o colchão para o berço do bebê, prefira fibras naturais, como algodão, lá, seda ou cânhamo. Esses materiais permeáveis ajudam a regular a temperatura corporal da criança. Escolha estofamentos de origem orgânica, pois muitos tecidos “naturais” apresentam resíduos de pesticidas e fertilizantes, que podem ser absorvidos pela pele delicada do bebê. 



122 Fraldas sem lágrimas: Deixe as fraldas de pano de molho em produtos biodegradáveis, antes de esfregá-las, para garantir um tecido mais macio para o bumbum do bebê. 



123 Coceira na cabeça: Os piolhos são muito comuns na infância, e, infelizmente, os efeitos colaterais dos remédios para acabar com eles podem incluir hiperatividade, erupções cutâneas e imunodeficiência. Experimente um tratamento natural: aplique um condicionador à base de ingredientes naturais em todo o cabelo da criança, passe um pente grosso e depois outro, fino. Repita o procedimento a cada dois dias, durante uma semana,a fim de remover lêndeas que eventualmente tenham se depositado. 



124 Móbile natural: Estimule o bebê colocando um móbile artesanal acima do berço. Desde cedo, apresente-o aos elementos naturais, pendurando pedaços de madeira, concha, folhas e penas, reunidos com carinho em uma base de madeira. 



125 Sobre fraldas: Seu bebezinho precisará de cerca de 5 mil fraldas antes de aprender a usar o banheiro. Se você usar fraldas descartáveis, isso significará 1 tonelada de lixo. Então, tente adotar fraldas de pano – as modernas são incrivelmente bem cortadas. Você poupará muito dinheiro. Quem não gosta de lavar roupa pode gastar uma parte da quantia economizada em um serviço de higienização de fraldas. A empresa recolhe as fraldas usadas e fornece unidades limpas e passadas. O processo de lavagem industrial é mais eficiente que o caseiro. 


126 Fora de casa, porém, as fraldas reutilizáveis não são práticas. Nas viagens, use fraldas 

de material reciclável. Veja se elas não contém látex, perfume, gel ou corantes. Essas substâncias sintéticas podem ser tóxicas para a pele do bebê e poluem o ambiente quando queimadas ou aterradas. Algumas marcas são completamente biodegadáveis e podem ser colocadas na composteira.



127 Não limpe suas economias: O território dos bebês não foi envadido apenas pelas fraldas. Os lenços umedecidos também são comuns, mas você pode viver sem eles facilmente. Use panos, água e sabão. Você economizará muito dinheiro e protegerá seu filho e o meio ambiente dos produtos químicos.



128 Cardápio da criança: Prepare em casa a comida do seu filho com frutas, legumes e verduras orgânicos. Os purês de frutas e as papinhas salgadas podem ser congeladas sem problemas e duram bastante. Seu filho contará com refeições mais frescas, baratas, saborosas do que as vendidas em potes nos supermercados. 


129 Amigas do peito: Nem todas as mulheres podem amamentar, mas, se você puder, saiba que o leite materno é o melhor para seu filho e para o meio ambiente. Ele não precisa de embalagem e é produzido sem queima de combustíveis fósseis. 



130 Se não puder amamentar, opte pelas fórmulas infantis orgânicas. Assim você não dará ao bebê os vestígios de pesticidas, antibióticos e fertilizantes normalmente encontrados nas versões não-orgânicas.



131 Colete a água do telhado em uma caixa d'água e aproveite-a para regar as plantas; 

132- Ao comprar madeira, exija o selo comprovando que são provenientes de um manejo sustentável; 


133 Instale um aquecedor solar para o chuveiro. A economia de energia elétrica proporciona um retorno do investimento, em média de 10 anos; 



134 Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas; ou utilize aquelas de volume reduzido. Não deixe a descarga do banheiro disparar (no caso de acionados por válvulas). 



135 Consiga um inquilino: Caso disponha de um cômodo vazio em sua residência, pense na possibilidade de alugá-lo. Pessoas que dividem uma casa consomem menos recursos do que se morassem sozinhas. Além disso, economizam dinheiro e sentem menos solidão, é claro! 



136 Tapa-buraco: Deixe sua casa mais aconchegante, impedindo que o calor escape. Repare as vedações (sejam de isopor ou de alumínio) de portas e janelas e da caixa de correio. Tampe também as frestas entre o rodapé e o assoalho com pasta de madeira.



137 As cozinhas são grandes consumidoras de energia e água. Também são as maiores fontes de resíduos nas casas. Assim, vale a pena dedicar um tempo à avaliação de sua rotina na cozinha e fazer algumas mudanças. Usar os recursos com inteligência, escolher eletrodomésticos eficientes e reciclar garantirão dividendos a você, à sua casa e ao meio ambiente.



138- O banheiro é o ambiente que consome a maior quantidade de água na casa, mas também onde é possível realizar a maior contribuição para a preservação desse valioso recurso natural. Instalando um chuveiro econômico você reduzirá o consumo de água mais do que com qualquer outra providência. 



139 Reutilizar material de construção pode garantir uma economia de até 95% da energia incorporada. 



140 A lavanderia ecologicamente correta baseia-se em dois princípios: menos energia na lavagem e no aquecimento da água e água fria sempre que possível. Além disso recomenda-se optar por sabões ecológicos, que não são mais caros, lavam bem e beneficiam o jardim caso você deseje reutilizar a água.



141 Use as novas telhas fabricadas com fibras naturais ou de materiais reciclados "ecologicas", pois vem tendo uma grande aceitação e substituindo com grande vantagem as tradicionais telhas de amianto. 



142 Utilize as telhas produzidas com resíduos de fibras vegetais. Nestas telhas são usadas fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios. Fibras de papel reciclado tambem são usadas na fabricação destas novas telhas. 



143 As telhas têm uma composição revolucionária: uma monocamada de fibras vegetais que são impregnadas de betume, pigmentadas para se obter a cor desejada e em seguida protegidas por uma resina especial. Essa resina oferece proteção contra os raios UV, preservando a cor do produto, e impede a escamação da superfície, tão comum nas telhas multicamadas.



144 Outras telhas são feitas de uma combinação de papel reciclado, asfalto e resina. O reforço das fibras representou uma melhoria significativa do desempenho mecânico e da durabilidade destes materiais. As telhas suportam melhor cargas dinâmicas, como uma chuva de granizo, por exemplo. 



145 Manta isolante térmica aluminizada: A camada de ar entre a telha e a manta garante que o calor seja dissipado e sua colocação de baixo para cima, transpassada forma uma subcobertura contra infiltrações. A manta deve ser posicionada entre os caibros e as ripas, sendo indicado o uso de contra-caibros para aumentar sua eficiência. No verão, isola termicamente a irradiação de calor proveniente das telhas, proporcionando um agradável conforto. 



146 No inverno, mantém o calor gerado no ambiente interno, deixando sua casa quentinha e aconchegante. Além disso, é impermeável e sua aplicação evita possíveis goteiras.



147 Luz natural: Ajude a sua casa a se harmonizar com a luz do Sol. Pinte as paredes internas com cores claras e mantenha as janelas limpas para diminuir a necessidade de luz artificial. 


148 Calor dirigido: Quem tem sistema de aquecimento à base de radiadores deve revestir a parede atrás deles com algum material refletor, como alumínio. 



149 Embrulho: Nos locais de clima frio, até metade do calor das casas é perdido pelas paredes externas. Quando a casa tem paredes duplas, pode-se injetar material isolante na cavidade interna, bastando para isso fazer um buraco em cada parede. As paredes sólidas podem receber um revestimento isolante. 



150 Revestir o forro com material isolante é a maneira mais fácil de economizar com aquecimento e diminuir a emissão de CO2 de uma casa. Para ser bem eficiente, a camada isolante deve ter 18 centímetros de espessura.



151 Utilize sempre material isolante reciclado ou benigno para a natureza, como papel reciclado, lã de ovelha ou fibra de celulose.



152 Descondicione-se: Reduza a dependência do ar-condicionado, um grande devorador de energia, com métodos naturais. Proteja as janelas que recebem sol com cortinas ou persianas pelo lado de dentro e árvores altas pelo lado de fora. Abra as janelas às janelas à noite, mas mantenha-as fechadas durante o dia. Instale um grande ventilador no andar mais lato e ligue-o à noite, com as janelas abertas. O ar fresco entrará por baixo e o ar quente sairá por cima.



153 Se o ar condicionado for indispensável, escolha um modelo que economize energia e verifique a vedação de dutos. 



154 Janelas inteligentes! Grande parte do calor das construções se perde pelas janelas. É possível diminuir o problema com a instalação de vidros duplos, idealmente de baixa reflexão, que também limita a perda de calor. Se isso representar muito trabalho e custo para você, revista os vidros com uma película de controle solar, que oferece um resultado semelhante (com menos transparência) a um custo bem menor. 



155 A mágica das cortinas: Além de criar um clima aconchegante, cortinas e persianas podem aprisionar o calor no interior da casa com a mesma eficiência das janelas de vidros duplos, especialmente se tiverem forro térmico. Para manter os cômodos aquecidos nos invernos, feche as cortinas ou as persianas antes de anoitecer e abra-as pela manhã. Para manter os cômodos frescos no verão, mantenha as cortinas e as persianas fechadas durante o dia e abra-as à noite. 



156 Racione o uso do ar-condicionado. Na maior parte das vezes, uma janela aberta resolve o incômodo do calor. Quando for usar o ar condicionado aumente em 2 graus. Com essa atitude você evita que 900 kg de dióxido de carbono por ano, subam para atmosfera. 



157 Troque as lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes mais econômicas. Elas podem gastar até 65% menos energia e durar até 10 vezes mais do que as lâmpadas de filamento, reduzindo, assim, a geração de resíduos; 



158 Quando sair da sala, desligue o monitor do computador. As proteções de tela também gastam energia que podem ser economizada apenas ao apertar um botão;



159 Fique atento na conta de luz da sua casa e perceba quantos aparelhos eletrônicos ficam no modo de espera (stand by ) constantemente. Crie o habito e tire televisão, dvds, sons e outros da tomada e calcule a economia na conta;



160 Use produtos de limpeza biodegradáveis, de preferência à base de plantas, sem fosfato, derivado do petróleo, alvejantes ópticos, enzimas, cloro ou soda cáustica. Se decompõe rapidamente e são melhores para os rios. 



161 Use as quantidades mínimas recomendadas de detergentese outros produtos de limpeza. 



162 Não derrame tintas, pesticidas, solventes ou medicamentos na pia ou no vaso sanitário. 



163 Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar. 



164 Você vai ter um lar mais saudável e confortável se escolher materiais naturais e eletrodomésticos eficientes, e se economizar energia e água – o que também ajudará a preservar o meio ambiente e reduzirá seu custo de vida. 



165 As flores de algas estão entupindo nosso rios e a culpa é do fosfato. Nós o usamos em detergentes e os agricultores , em fertilizantes. Embora os fosfatos existam na natureza, em concentrações altas demais, as algas crescem, produzindo flores que reduzem o oxigênio e outros nutrientes nos rios. 



166 Crie o saudável hábito de substituir o elevador pelas escadas. Além de economizar energia você fará um bem para sua saúde; 



167 Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente. Aliás, nem espere por movimentos: faça isso sempre que cair a ficha.



168 Você pode poupar energia e água por meio de simples práticas caseiras, como isolamentos térmicos, utilização de lâmpadas fluorescentes e aparelhos elétricos e eletrônicos com o selo PROCEL, pois estes consomem menos energia. 



169 Desligue aparelhos, inclusive da tomada, quando não estiverem sendo utilizados. Reduza o uso do ar condicionado, privilegie sempre a iluminação de ambientes com luz natural e procure utilizar as escadas em vez do elevador. 



170 Seja solidário: doe roupas, sapatos e aparelhos que não usa mais. Eles podem ser úteis para outras pessoas. 



171 Utilize talheres, copos e pratos de louça. 

Os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor. 


172 Tenha em casa uma pequena composteira com restos orgânicos como cascas de frutas, legumes e folhas. Ela produz adubo natural para o seu jardim e de seus vizinhos. 



173 Procure comprar produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil. 



174 Dê preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Desta maneira, você estará reduzindo o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta. 



175 Guarde o lixo com você até encontrar um local adequado caso estiver na rua. 



176 Separe o lixo e mande-o para a reciclagem. Separando o lixo, você estará gerando emprego para catadores e dando oportunidade a reciclagem de materiais.



177 Pense grande: tente comunicar as mudanças que você está implementando na vida pessoal em outros contextos. Conte suas aventuras aos colegas de escritório, na escola, na igreja. Talvez as pessoas queiram se envolver nessa missão e assim ampliar seu impacto. 



178 Organize-se junto a outros consumidores para exigir produtos sem embalagens desnecessárias, como também vasilhames reutilizáveis ou recicláveis. 



179 Evite gastos de papel e outros materiais desnecessários ao embrulhar presentes. 



180 Evite a compra de cadernos e papéis que usam cloro no processo de branqueamento. 



181 Não descarte remédios sem uso ou vencidos no lixo; procure com o seu farmacêutico ou nos postos de saúde uma alternativa de descarte mais adequada.



182 Leia os rótulos dos produtos para conhecer as suas recomendações ou informações ambientais. 



183 Doe livros, roupas, brinquedos e outros bens usados que para você não têm mais serventia, mas que podem ser úteis a outras pessoas. 



184 Utilize pilhas recarregáveis ou alcalinas. 



185 Xô mosquito! Livre-se das moscas e dos mosquistos com os óleos essenciais de citronela, menta, eucalipto e cravo-da-índia. 



186 Quentinho: Envolva o cilindro de água do seu aquecedor com tecido quente. Revista-o com material isolante e garanta um banho mais quente.



187 Encanamento protegido: Revista o encanamento de água quente com material isolante que por acaso estiver exposto. 



188 Panela quente: quando a comida está pronta, não é preciso deixar o fogo ligado para mantê-la quente. Basta envolver a panela com panos de prato para que a comida fique quentinha por um bom tempo. 



189 Questão de tempo: Não há necessidade de aquecer a casa quando você estiver fora ou dormindo. Por isso, regule o timer para que o aquecedor seja ligado apenas quando houver gente acordada em casa.

Se o seu aquecedor não tiver timer, nstale um. O investimento valerá apena.


190 Reconhecer a importância da educação moral e espiritual para uma subsistência sustentável. (Carta da Terra, Agenda 21). 



191 Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente. 



192 Escolha produtos de empresas certificadas (ISO 9000 e 14000), que desenvolvam programas socioambientais e/ou que sejam responsáveis pelos produtos pós-consumo.



193 Os 4 R’s referem-se às palavras Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar.Essas palavras sintetizam as atitudes práticas que podemos ter no nosso dia-a-dia para preservar o planeta. 

É possível gerar menos lixo e provocar um impacto ambiental menor reduzindo o consumo de produtos desnecessários, reutilizando sempre que possível, separando os materiais recicláveis e reeducando os jovens, adultos e crianças para uma consciência ambientalmente atuante. 


194 Aulas de bicicleta: Se a idéia de ver os filhos andar de bicicleta em vias públicas lhe causa aflição, procure se informar sobre as medidas básicas de segurança e os programas educativos junto à autoridade viária de sua cidade ou região. 




195 Puro êxtase: Apreciar a diversidade da natureza é o primeiro passo para estreitarmos nossos laços com o planeta em que vivemos. Leve seus filhos para acompanhar a movimentação de insetos, observar pássaros ou explorar um riacho. E, se quiser tirar proveito máximo da paisagem deslumbrante, faça um passeio de balão. 



196 Pequenos ajudantes: Designe algumas tarefas verdes a seu filho – por exemplo, verificar se as luzes e os aprelhos elétricos estão desligados, cuidar da composteira e alimentar os passarinhos – recompense-o pelo trabalho. Descubra algo que ele gosta e o hábito durará para sempre. 



197 Fale com a escola de seu filho: Peça à adminsitração que coopere com seus esforços em prol da natureza economizando energia e eliminando o desperdício. 



198 Ao comprar carvão, verifique na embalagem se o produto é registrado no IBAMA. Quando não há registro, a madeira usada para produzir o carvão é de origem ilegal, o que significa que parte de alguma floresta foi cortada e queimada sem autorização. 



199 Ao comprar móveis e madeiras, dê preferência aos que são feitos de pinho e verifique se o comerciante possui documentos de que a madeira é certificada com o selo FSC. Mais informações, visite o site www.fsc.org.br. 



200 Quando comprar palmito em conserva, verifique no rótulo o número de registro no IBAMA. Não compre, caso não haja este registro, pois

a retirada deste recurso da floresta foi ilegal. 


201 Não compre orquídeas e bromélias à beira das estradas, pois podem ter sido retiradas da floresta, de forma predatória. Prefira plantas vendidas em lojas e supermercados, cultivadas por produtores legalizados.



202 Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves. 



203 Proteja a natureza e apóie a biodiversidade usando madeira de reservas sustentáveis. 


204 Evite madeiras como o mogno e a cerejeira, espécies ameaçadas de extinção.



205 Preservar é a ordem: Trate as madeiras com produtos à base de boro ou asfalto natural, pois eles penetram nos veios sem a ajuda de solventes nocivos. As alternativas convencionais contêm fungicidas e venenos tóxicos.



206 Compre madeira reflorestada: Os móveis precisam ser de madeira de lei, proveniente de árvores que demoram a crescer, ou podem ser fabricados com espécies que crescem mais depressa, como o pinho e o eucalipto, e que portanto podem ser reflorestados? 



207 Caixão de vida curta: Caixão é o tipo de coisa que não precisa durar para sempre. Opte pelos fabricados em materiais que se decompõem rapidamente, como o vime, e deixe a família ciente de sua escolha.



208 Onde não há fogo não há fumaça: Se não quiser espalhar nuvens de substâncias nocivas e dióxido de carbono, não queime lixo no jardim. Caso não consiga evitar o uso do fósforo, limite-se a queimar madeiras, folhas e detritos orgânicos, embora seja muito mais fácil e mais benéfico aproveitar a matéria orgânica para fazer adubo. 



209 Não espezinhe a natureza: Prefira tapetes de fibras naturais – como o sisal, o coco e a juta – aos de fibras sintéticas. 



210 Efeito estufa: É possível criar uma miniestufa com garrafas plásticas. Recorte a base e use o cilindro restante como a primeira moradia das sementes. Isso criará um microclima quente e manterá as lesmas afastadas das mudas nos primeiros meses. 



211 Ressuscite a madeira: Em vez de enviar os galhos secos do seu jardim para um aterro, quebre-os em pedaços menores e acrescente-os à composteira, onde fornecerão fibras valiosas. 



212 Lugar ao sol: Procure colocar a composteira ou o minhocário em um local ensolarado. Quanto maior o calor, mais rápido os microorganismos que vivem neles farão sua parte. Mas atenção: remexa o conteúdo regularmente, especialmente no calor, para que fique seco e arejado. 



213 Construa um minipiscina: Faça um lago num canto sossegado do jardim. Ponha pedras nas laterais para que sapos, rãs e outras criaturas possam entrar e sair facilmente. E renove sempre a água para evitar 

a dengue. 


214 De olho nas nuvens: Antes de regar o jardim, confira a previsão do tempo. Se for chover, não há necessidade de aguar as plantas. 



215 Jardim silvestre: Em lugar de manter um gramado amplo e bem podado, reserve um canteiro no jardim para cultivar flores do campo variadas. Elas atram borboletas, pássaros e abelhas. De fácil manejo, apenas duas podas por ano são suficientes; e, como se desenvolvem melhor em solo pobre, elas dispensam o uso de fertilizantes e também pesticidas. 



216 Proteja as aves exóticas: Papagaios, araras e outras aves vivem melhor em seu ambiente natural do que em gaiolas. Se você não comprar esses animais, estará ajudando a sufocar seu tráfico. Use este dinheiro para passar as férias em uma reserva florestal, sem se esquecer de separar o suficiente para os créditos de carbono. Na reserva, você verá os pássaros soltos, e o seu dinheiro sustentará as comunidades locais, que lutam pela preservação da natureza. 



217 O poder da leitura: O jornal é uma das coisas mais fáceis de reciclar. Ao reciclar uma pilha de papel de um metro de altura, você salva a vida de uma árvore. 



218 Gramado luxuriantes: A grama alta retém mais umidade. Por isso, durante o verão, deixe o gramado crescer pelo menos quatro centímetros. Essa providência evitará a aparição de trechos ressecados e diminuirá a necessidade de rega.


219 Informe: Se você vir qualquer indício de poluição, desde lixo jogado no parque até espuma na superfície dos rios, informe as autoridades locais e o IBAMA. Talvez alguém já tenha notificado o problema, mas é melhor pecar por excesso do que por omissão. 



220 Adoração do Sol: Tire o melhor proveito do calor do Sol mesmo no tempo frio. Durante o inverno, fique nos cômodos mais ensolarados da residência. Se sua casa recebe pouco sol, pinte-a com uma cor escura, assim ela reterá mais calor.



221 Apicultura: A abelha é verdadeiramente amiga do ser humano. Não apenas por produzir mel e cera, mas também por polinizar as flores silvestres, os jardins e as plantações, que, de outra forma, seriam extintos. Estima-se que sem elas o planeta duraria apenas 60 anos. Cultivar uma pequena colméia é uma boa maneira de dar apoio a esse trabalho vital. Basta apenas meia hora semanal de cuidados para obter muitos vidros de mel caseiros. 



222 Florescer na selva urbana: O mobiliário e os equipamentos eletrônicos modernos liberam tantos produtos químicos que o ar do interior de uma casa ou do escritório pode ser mais nocivo que os das ruas. Algumas plantas absorvem muito bem esses poluentes. Por isso, limpe a atmosfera e embeleze sua casa ou seu escritório com lírios, samambaias, seringueiras

e palmeiras. 


223 Corte o mal pela raiz: As plantações de tabaco exigem muitos pesticidas e herbicidas. Grande parte dessa sujeira tóxica acaba por impregnar o solo e os rios, causando um impacto ambiental significativo nos países mais pobres do mundo. O resto vai parar nos seus pulmões. 



224 Luz de vela mais sedutora: As velas de parafina comum são feitas à base de petróleo. Uma vez acesas, emitem toxinas como acetona, benzeno, chumbo e mercúrio. Já as velas de cera de abelha ou de soja não contêm toxinas. Além de propiciar uma atmosfera mais saudável para um jantar romântico a dois, elas duram até 50% mais que as velas sintéticas.



225 Etiquetas de picolé: Aproveite os palitinhos de madeira do picolé para identificar as suas mudas. Quando as plantas já estiverem grandes e não precisarem mais de plaquinhas, enterre os palitos para que se decomponham 

e forneçam fibras úteis. 


226 Os tijolos ajudam: Guarde os tijolos usados, pois eles poderão ser úteis no jardim: servem para segurar a mangueira, formar uma jardineira ou servir de base para a churrasqueira. 



227 Reduza gradualmente a freqüência com que costuma regar o jardim. Isso levará as plantas a desenvolver raízes mais fortes e profundas.



228 Jardim árido : Se o solo do seu jardim for árido, plante espécies que exigem pouca umidade, como o agapanto e os cactos, que sobrevivem longos períodos com pouca ou nenhuma água. 



229 Regas inteligentes: Os melhores horários para regar o jardim são o início da manhã e o anoitecer. Quanto mais frio, menor a evaporação; assim usa-se menos água e evita-se o desperdício. Além disso, evita-se também que gotas escaldantes caiam sobre as folhas. 



230 Cultivo próprio: Ainda que não possua terra própria, procure alternativas para cultivar uma horta. Muitas cidades dispõem de hortas e jardins comunitários. Poucas horas de cuidado semanal podem mudar os hábitos alimentares de sua família, deixar todos em forma e ainda diminuir a conta do supermercado. 



231 Desintoxicação do jardim: Se decidir não mais usar pesticidas em seu jardim, não jogue eventuais restos de produto no lixo, nem os despeje na rede de esgoto. Nos dois casos o produto poderia chegar a uma fonte de água potável, envenenando os ecossistemas pelo caminho. Em vez disso, leve o produto químico até um local de coleta apropriado. Depois é só passar a usar um produto orgânico para evitar que o problema volte a se repetir. 



232 Prefira o regador ao aspersor: dessa forma, você direciona a água para a base da planta, evitando lavar 

a calçada do vizinho. Um aspersor chega a gastar 650 litros de água por minuto – isso equivale a 5.200 litros em uma noite inteira de funcionamento. Se você costuma usar providencie um bico dosador, que lhe permitirá fechar a água ao passar

de uma planta para outra.


233 Cobertura protetora: Na primavera, quando a terra apresenta mais umidade, cubra o solo ao redor de suas plantas; assim a água não evaporará tão facilmente na superfície, alcançando as camadas mais profundas, junto à raiz. Uma camada de no mínimo 7cm de espessura de lascas de madeira, palha, aparas de grama ou adubo orgânico enriquece o solo com nutrientes, conserva a sua umidade e também evita que a luz solar estimule o crescimento de ervas daninhas.



234 Suas plantas precisam mesmo de água tratada? Em vez de cuidar das plantas com água potável de primeira qualidade, considere a idéia de regá-las com a água da chuva captada pelas calhas do telhado. 



235 Horta resistente: Aumente a resistência da sua horta às pragas fazendo rotação anual de cultura. Isso impedirá que uma praga atraída por um determinado vegetal se instale no solo e se espalhe pelas áreas vizinhas. 



236 Bateu asas e voou: As borboletas e as mariposas são cada vez mais raras devido à destruição de seu habitat pela atividade humana. Faça sua parte para restabelecer o equilíbrio ecológico: plante lilases, madressilvas e buganvílias. Seu jardim será colorido pelas plantas e pelas borboletas que elas atrairão. 



237 Controle natural: Lesmas e caracóis são das piores pragas para os jardineiros. Felizmente, há inúmeras alternativas naturais e inofensivas a usar. Em vez dos produtos químicos, que devem ser evitados porque matam não apenas as pragas mas também as criaturas benéficas. Como as lesmas e os caracóis gostam de umidade, você pode proteger as plantes vulneráveis com uma mistura de materiais secos e ásperos, como areia, cascalho e até casca de ovo esmigalhada. Esses gastrópodes glutões também podem ser controlados com cobre, que lhes dá um choque leve: para mantê-los longe das plantas, fize um pedaço de fita de cobre de pelo menos 5 cm de largura em torno dos vasos. 



238 A maneira mais simples – e talvez a mais eficaz – de privar as lesmas e os caracóis de um ambiente úmido é aguar as plantas logo cedo, pois eles são mais ativos durante à noite. 



239 Tática diversionista: Além de criar uma barreira em torno das plantas que deseja proteger das lesmas e dos caracóis, você pode usar iscas. Faça uma pilha com as ervas daninhas arrancadas num canto úmido do jardim em vez de jogá-las na composteira: as lesmas e os caracóis preferem 

as folhas murchas, que são mais macias. 


240 Evite as armadilhas com cerveja, pois elas deixarão em coma alcoólico não apenas os inimigos mas criaturas úteis como os besouros de solo, que são predadores naturais das lesmas. E você também economizará uma boa cerveja. 



241 Atenção ao atum: Como é muito consumido, o atum está ameaçado pela pesca comercial. Se você não quer abrir mão dos efeitos benéficos do peixe à saúde, tente comprar apenas o bonito-listrado. Essa espécie não está em risco de extinção e é pescada com linha, o que impede a morte de um grande número de outros peixes nas redes. 



242 Cultivo inteligente: Alie-se à mãe natureza e cuide do seu jardim sem produtos químicos industrializados. Opte por espécies naturalmente resistentes à pragas e, na hora de escolher o lugar para plantá-las, leve em conta o tipo de solo e a quantidade de sol e umidade apropriados para elas. Sob as condições adequadas, as plantas que proporcionem nutrientes úteis umas às outras e que atraiam predadores das pragas da acompanhante. Por exemplo, plante tomates com cenouras, alho com rosas, ou capuchinha com abóbora-moranga. 



243 Ovo nelas: A água do cozimento dos ovos é enriquecida com cálcio. Depois de fria, use-a para regar as plantas em vez de jogá-la pelo ralo da pia. 



244 Árvore da vida: Registre os acontecimentos significativos de sua vida plantando uma árvore: as árvores absorvem CO2 e outros poluentes, fornecem um lar para centenas de seres vivos, ajudam a formar e a preservar o solo e têm muitas outras funções ecológicas. Esse gesto bonito deixará um legado duradouro de sua passagem pela Terra. Há várias organizações que podem plantar uma árvore em seu nome se você não dispuser de um pedaço de terra. 



245 Ao descartar um celular, não deixe de enviá-lo para reciclagem. Quase 90 milhões de brasileiros possuem celular, e a maioria deles compra um modelo mais moderno a cada 18 meses. Se os telefones celulares descartados forem enviados para um lixão, as baterias e as placas de circuito desfazem-se liberando níquel e outros metais no solo e na água.



246 Grandes quantidades de equipamentos de escritório são descartados todos os anos. O “lixo eletrônico” 

é responsável pelo depósitode toxinas perigosas nos aterros sanitários. Reutilize ou recicle.


247 Em 2005 foram vendidos no Brasil 5,5 milhões de computadores, cuja vida útil média é de 3,5 anos. Precisamos tentar reciclar esses PCs antes de descartá-los.



248 Doe computadores antigos.



249 Recicle ou recarregue os cartuchos de impressoras e toner.



250 Os laptops utilizam menos materiais em sua fabricação e, embora sejam mais caros, consomem até 90% menos energia que os computadores de mesa.




251 Olhe semanalmente os Pneus ! Manter os pneus calibrados pode diminuir o consumo de gasolina em mais de 3%. Cada litro economizado evita que 3 kg de dióxido de carbono subam para a atmosfera;



252 Nunca jogue óleo de motor na rede de esgoto: Em vez disso, informe-se no posto onde costuma abastecer seu carro ou num centro de reciclagem como encaminhá-lo para um novo refinamento. Esse processo retira metais pesados tóxicos, como níquel, cádmio e chumbo e deixa o óleo puro como novo;



253 Faça sempre a manutenção geral de seu carro e mantenha seu motor bem regulado. Motor desregulado consome mais combustível e polui muito mais o ar. Verifique também velas e filtros de ar e de óleo.



254 Andar com o ar condicionado ligado pode consumir até 5% a mais de combustível. Só o use se realmente necessário.



255 Deixe a bateria usada do seu carro no local onde adquiriu a nova e certifique-se que existe um sistema de retorno ao fabricante.



256 Deixe os pneus velhos nas oficinas de troca, pois elas são responsáveis pelo destino final adequado.



257 Deixe a bateria usada do seu carro no local onde adquiriu a nova e certifique-se que existe um sistema de retorno ao fabricante.



258 Deixe os pneus velhos nas oficinas de troca, pois elas são responsáveis pelo destino final adequado.



259 Faça as manutenções e revisões recomendadas pelo fabricante, principalmente ao que diz respeito ao catalisador do escapamento.



260 Respeite a capacidade de carga máxima de seu veículo. Quanto maior a carga, maior o consumo e o desgaste geral. 



261 Dirija sempre de modo suave. Evite grandes arrancadas, aceleradas ou freadas, que elevam o consumo 

de combustível. 


262 Em engarrafamentos intensos, onde você percebe que as paradas vão ser demoradas, desligue o motor.



263 Não “estique as marchas”. Mantenha seu motor sempre em baixa rotação. Mude as marchas no tempo certo.



264 Nas estradas, mantenha uma velocidade média entre 80 a 110 km/h. Velocidades variando ou muito altas consomem mais combustível.



265 Pneus com baixa calibração ou desalinhados implicam em um gasto muito maior de combustível. Pneus com pressão apenas uma libra abaixo do recomendado podem provocar um aumento de consumo de até 2%.



266 Deixe o carro na garagem um dia por semana: A cada quilômetro rodado, um automóvel lança no ar 430 gramas de dióxido de carbono (CO2), um dos gases do efeito estufa. E mais 2 gramas de monóxido de carbono (CO), gás que reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio. 

E 0,6 gramas de óxidos de nitrogênio (NOx), que irrita olhos 

e nariz e pode provocar enfisema pulmonar. 



267 Fazer a revisão de seu veículo particular também é importante, além de abastecê-lo com combustíveis alternativos (álcool, gás natural, biocombustível) e dirigir com pneus calibrados.



268 Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se usar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem. Lavagem com mangueira: 220 litros; lavadora automática: 100 litros; lavagem à mão, 6 baldes de água: 54 litros.


269 Mais lento, mais combustível: Atenção, apressados. Quem dirige a 80 quilômetros por hora economiza 25% em relação a quem anda a 120 quilômetros por hora; e ainda tem menos chances de bater o carro numa árvore.



270 Sangria abençoada: Os radiadores devem ser “sangrados” regularmente para remover as bolhas de ar que os tornam menos eficientes.


271 Siga em frente! Saia assim que der a partida no motor. Os motores modernos não precisam ser esquentados; assim, a espera produz apenas poluição desnecessária e desgaste mecânico.



272 Agrupe seus recursos: Se todos os que vão para o trabalho de carro dessem ou pegassem carona uma única vez por semana, o volume de tráfego diminuiria de 10 a 15%.



273 São necessárias 17 árvores durante 30 anos para absorver o dióxido de carbono que um carro médio a gasolina emite durante um ano.



274 A energia da água: a construção de usinas hidrelétricas e a inundação de extensos vales têm causado problemas ambientais e sociais, como a destruição de ecossistemas e o deslocamento de comunidades. Entretanto, muitos países têm priorizados projetos de usinas de menor porte, que, implantados com responsabilidade, acarretam um impacto socioambiental relativamente pequeno quando comparado à eletricidade produzida .



275 Instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Verifique sempre se a vedação das portas está funcionando bem.



276 Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar e provocam aumento no consumo de energia. Procure não abarrotar as prateleiras, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação do ar.



277 Não use mais sabão que o necessário. O excesso não deixará as roupas mais limpas, o enxágüe será mais difícil e haverá desperdício de energia. Para cada 100 gramas de sabão produzidos, é emitido cerca de 1,3 quilo de gases causadores do efeito estufa.



278 A iluminação pode representar apenas 5% dos gastos com energia de uma casa, mas o consumo pode ser facilmente reduzido se houver determinação. Comece abrindo a casa para a fonte de luz gratuita e eficiente oferecida pela natureza: o sol. Depois procure adotar tecnologias de baixo consumo e de vida útil mais longa.



279 Cerimônia de encerramento: Antes de deixar sua mesa ao final do dia, verifique se desligou tudo: um computador ligado a noite toda consome energia suficientepara imprimir 800 páginas A4. Tudo somado, chega-se a um gasto de 2.600 quilowatts/hora ao ano e a emissão de 1,9tonelada de CO2 sem que nenhum trabalho extra seja executado.



280 Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno

e, conseqüentemente, gastar mais energia.


281 Não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo, pois isso faz com que o frio “escape” e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente.



282 Regule o termostato para que esfrie menos

no inverno.



283 Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e o freezer e desligue-os da tomada.

284 Ao comprar geladeiras e freezers, prefira os que têm o selo Procel, pois são os mais eficientes e consomem menos energia. 


285 Bocas limpas: Caso possua um fogão elétrico, limpe-o regularmente para que os queimadores ganhem mais eficiência. 

286 Na hora de usar a máquina de lavar roupa, economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. 

287 Coloque sempre a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante. Assim você não terá de fazer outro enxágüe, gastando mais energia elétrica, além de sabão e água.

288 Utilize a secadora com sua capacidade máxima, evitando o desperdício de energia elétrica. 

289- Não use o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede elétrica. 

290 Evite passar poucas peças de roupa de cada vez. Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma vez só. 

291 Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

292 Evite as lâmpadas incandescentes. Elas custam menos, mas são as mais ineficientes. Uma lâmpada fluorescente compacta de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W e pode durar até 10 vezes mais. 

293 Não pinte as paredes internas de sua casa com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes.

294 Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra a janela e aproveite ao máximo a luz do dia. 

295 Lembre-se sempre de apagar as luzes dos ambientes em que não há ninguém, pois esse é um gasto totalmente desnecessário. 

296 Ao comprar lâmpadas, prefira as que têm o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia. 

297 Ao instalar o aparelho de ar-condicionado, evite que o sol bata sobre ele. 

298 Deixe as janelas e as portas do ambiente refrigerado fechadas e desligue o aparelho quando
o ambiente estiver vazio.
 


299 Feche janelas e cortinas do ambiente refrigerado, impedindo que o sol bata lá dentro, pois isso vai aumentar a temperatura interna e exigir mais trabalho do ar-condicionado. 

300 Ao comprar um aparelho de ar-condicionado, prefira os que têm o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia elétrica. Como o ar-condicionado gasta muito, usar um equipamento com o selo faz grande diferença na economia de energia. 

301 Procure comprar um equipamento adequado para o ambiente em que será instalado, evitando o uso de um aparelho com muita potência (e que gasta mais energia) em um lugar pequeno. 

302 Mantenha os filtros sempre limpos, pois a sujeira prejudica a circulação de ar e exige que o motor trabalhe mais, aumentando o gasto
de energia.
 


303 Evite usar aparelhos elétricos ou eletrônicos no horário de pico: Evite usar equipamentos eletrodomésticos, como máquinas de lavar e secar roupas, ferro e chuveiro, entre 18h e 21h. Este é o chamado horário de pico, no qual o consumo de energia elétrica é maior. Neste horário, a iluminação pública é acionada e as luzes das residências, acesas. 

304 Diminua o tempo do banho: O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia em uma casa. Se cada pessoa reduzir a ducha diária de 12 para 6 minutos, economizará energia suficiente para manter uma lâmpada acesa por 7 horas. 

305 Tortura aquática: Não há sentido em esquentar a água até ela quase ferver. A menos que você seja fã do visual camarão, terá de misturar água fria se quiser se lavar. Portanto, economize energia: regule o termostato do aquecedor para 60ºC. 

306 Prefira equipamentos com selo Procel: Ao comprar lâmpadas ou eletrodomésticos, procure os que têm o selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica). O selo garante que aquele produto está entre os mais eficientes do mercado, ou seja, gasta menos energia elétrica do que produtos semelhantes que não tenham o selo.

307 Bloco de gelo: Mantenha o seu freezer com a lotação máxima: espaços vazios exigem mais energia para o resfriamento. Quando não necessitar estocar tantos alimentos, preencha o espaço livre com caixas
de papel e obterá o mesmo efeito.
 


308 Prefira as formas mais limpas de produção de eletricidade como as de origem de fontes renováveis, que não se esgotam, como o Sol, o vento, a água e o calor da terra, ou que podem se renovar como a biomassa. Use com cautela as fontes de energia não renováveis, como o petróleo, o carvão mineral, o gás natural e o urânio (usado nas usinas nucleares), que tendem a se esgotar. Essas são reservas formadas durante milhões de anos a partir da decomposição natural de matéria orgânica, e não podem ser repostas pela ação do homem, além de produzirem os gases causadores do efeito estufa , que levam ao aquecimento global. 

309 O uso responsável de energia numa casa reduz a emissão de gases do efeito estufa equivalentes a três carros circulando por ano. 

310 Regule a temperatura do chuveiro de acordo com as estações do ano e procure reduzir o tempo do banho.

311 Avalie bem a necessidade de uso da água quente para lavar louças e roupas. 

312 Numa torneira de água quente pode-se perder 1 litro de água fria antes de a água esquentar. Use água fria sempre que possível. 

313 Aproveite a iluminação natural e evite acender lâmpadas durante o dia. 

314 Apague a luz quando não houver ninguém
no ambiente.
 


315 Tente limitar o uso de lâmpadas em dias e noites quentes, pois elas geram calor adicional.

316 Periodicamente, faça a manutenção das instalações elétricas. Fios mal encapados, desencapados e mal isolados causam fuga de corrente. 

317 Fogões a gás têm metade do custo de funcionamento dos modelos elétricos e produzem metade
dos gases causadores do efeito estufa.
 


318 Trocar um fogão elétrico por um a gás pode reduzir em meia tonelada a emissão de gases do efeito estufa. 

319 A torradeira gera apenas um quarto das emissões de gases do efeito estufa de um grill elétrico para realizar a mesma tarefa. 

320 Use o forno de microondas para pratos pequenos e para reaquecer refeições. As microondas requerem menos energia e produzem quantidade menor de emissões de gases do que fogões comuns. 

321 A energia consumida por aparelhos no modo stand-by pode representar mais de 10% do consumo total
de energia numa casa.
 


322 Aparelhos dois-em-um, como TV-DVD e CD-DVD, usam menos energia e emitem menos radiação do que aparelhos individuais. 

323 Carga invisível: Se você costuma manter o carregador do seu celular o tempo todo conectado à tomada, saiba que 95% da energia que ele consome é totalmente desperdiçada. Logo, desligue-o quando ele não estiver em uso e não deixe o telefone carregando a noite toda – são necessárias apenas poucas horas para completar a carga. Uma alternativa é investir nos novos carregadores de manivela, que podem ser levados a qualquer lugar. Basta girar a manivela por três minutos para obter até oito minutos de conversa: os mais falantes ficarão com o braço bem torneado. 

324 Desbloqueie o aquecedor: para garantir o funcionamento adequado, radiadores e aquecedores precisam de espaço para disseminar o calor; logo, não devem ficar escondidos atrás de sofás e cortinas.

325 Afinado: Faça a manutenção do boiler – elétrico ou gás – todos os anos, por questões de segurança e para garantir sua eficiência. Quando chegar a hora de comprar um boiler novo, invista num modelo supereficaz de condensação de gás que pode gastar até 30% menos. 

326 Prefira a tela plana: Os televisores e os monitores de computador de cristal líquido (LCD), além do design elegante e do menor espaço ocupado em relação aos modelos antigos, são também mais econômicos, pois consomem 30% menos energia. Como liberam menos calor
e geram menos emissões eletrônicas, o ambiente ganha em saúde e conforto. Na hora da troca, mande o modelo antigo para a reciclagem.
 


327 Novas tecnologias: Nos EUA e na Europa já existe um mecanismo de economia de energia para geladeiras e freezers. Trata-se de um plugue que libera apenas a energia necessária, e não o fluxo contínuo que torna esses aparelhos consumidores tão vorazes. Alguns aparelhos modernos já têm o mecanismo embutido, que pode reduzir o consumo de luz em até 20% 

328 Círculo vicioso: Cultive um hábito saudável, econômico e ecológico: ensine seus filhos a andar de bicicleta. Pedalar 65.quilômetros evita a emissão de 7 quilos de poluentes e mantém o coração forte – os ciclistas têm a mesma saúde de pessoas sedentárias dez anos mais jovens. 

329 Divida com os colegas: Se você teve uma boa idéia e quer compartilhá-la, se precisa de alguma coisa ou se tem alago à oferecer, ponha um anúncio nas lojas ou no website do seu bairro. 

331 Use menos o carro ! Ande de bicicleta, caminhe e utilize mais transportes públicos. Cada quilometro que deixar de percorrer de carro, você evita a emissão de cerca de 300 gramas de dióxido de carbono; 

332 Excursão escolar: Ofereça-se para organizar um estudo de meio ou um passeio no campo com a turma do seu filho, na escola. A experiência prévia junto à natureza dará mais sentido ao futuro aprendizado teórico sobre o meio ambiente. 

333 O uso do avião também deve ser repensado. Um avião em uma vigem do Brasil à Europa, despeja uma quantidade de carbono na atmosfera que um carro, percorrendo 30 km por dia, produziria em mais de dois anos. Dessa forma, reveja seus itinerários e a necessidade de viajar. Reuniões de trabalho, muitas vezes, podem ser realizadas via teleconferência, evitando grandes deslocamentos. 

334 Evite andar de carro sozinho, organize caronas solidárias com colegas de trabalho ou da escola.


335 Compense a emissão de CO2 de suas viagens aéreas. Em breve a aviação poderá responder por 15% da emissão de gases efeito estufa. Por que não diminuir seu custo ambiental? Há companias especializadas em calcular a proporção de um único assento na emissão de gases de um vôo e neutralizá-la com a compra de créditos de gases de carbono, que são investidos em medidas compensatórias, como plantar árvores. A tonelada
e meia de CO2 emitida por um passageiro num vôo entre Londres e Nova York gera um crédito de 15 dólares.
 


336 A poluição causada pelos trens é menor do que a de qualquer outro meio de transporte comumente usado.

337 Limpar Tudo: Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonatode sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura; 

338 Desentupir pia: Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente; 

339 Limpar vidro: Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho;

340 Desinfetante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre, agua fervente e cascas de limão;

341 Umidade no armário: Para combater a umidade no armário podemos usar um pedaço de carvão vegetal. Colocamos o pedaço em uma tigelinha de vidro no armário

342 Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente; Sacos de plástico transparante cheios d'água pendurados, ajudam. ário. O carvão atrai a umidade;

343 Limpeza pesada: Desobstrua o encanamento com uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre, água fervente e um desentupidor. Essa solução é muito mais barata do que os produtos à venda, que contém ingredientes tóxicos e corrosivos. 344 Esfregaço: Para limpar as peças de latão, esfregue-as com meio limão polvilhado com sal. Deixe o metal secar e depois lustre com um pano.

345 Deixe queimar! Umas das maneiras mais simples de se livrar do mau cheiro é acender um fósforo e deixá-lo queimar por alguns instantes. O odor desaparece por milagre, dispensando o uso de essências artificiais, vendidas em embalagens elaboradas. Lembre-se apenas de apagar completamente o fogo antes de jogar o palito na lixeira.

346 Um brilho ao sol! Para polir os talheres de prata naturalmente coloque um pedaço de papel-alumínio numa tigela plástica ou de vidro. Polvilhe com sal e bicarbonato de sódio e cubra com água morna. Mergulhe as peças de prata na solução – as manchas migrarão todas para o papel alumínio. Enxágue e seque as suas preciosidades, que estarão prontas para o uso, livres de resíduos químicos que possam interferir no sabor da próxima refeição da família.

347 Espante os intrusos: Para acabar com os insetos da cozinha, não apele para inseticidas industrializados, que contêm substâncias nocivas para crianças e para o meio ambiente; experimente antes algumas alternativas naturais. Muitos insetos têm aversão ao manjericão; formigas não gostam de casca de pepino nem de menta; e os carunchos ficarão longe
da farinha e dos cereais com algumas folhas de louro.

348 Viva o bicarbonato de sódio: Esqueça os produtos de limpeza modernos: além de caros, eles evitam
o contato com alguns germes que mantêm nosso sistema de defesa funcionando. Use bicarbonato de sódio,
que é muito barato. Ele é bom para limpar tudo e te ação fungicida.
 


349 Acorde com o aroma do café: Fuja dos desodorizantes de ambiente e faça sachês com ingredientes naturais, como pão fresco e grãos de cafés. 

350 Não há nada de errado em tomar água “torneiral”! Saiba que ela é bem tratada antes de chegar a sua casa. Melhor que ter incômodos garrafões é instalar um purificador na torneira. O consumo de água engarrafada envolve o transporte em veículos a diesel. 

351 Existem diversas opções para lavar o carro a seco. Algumas são até mais baratas do que a tradicional, que consome centenas de litros do precioso líquido. Lavar menos o carro também ajuda a economizar água.

352 Anotar em um diário ou agenda o gasto mensal de água permite controlar melhor o consumo e, depois de um ano, rever e corrigir seus hábitos e os da sua família em casa. Isto também vale para as contas de energia elétrica.

353 Aquela água que sai da máquina depois da lavagem de roupas pode ser reaproveitada para lavar a área de serviço.

354 Você sabia que molhar jardins e plantas pela manhã ou ao entardecer evita perda de água pela evaporação? E que nos dias mais frios pode-se aguá-las dia sim, dia não, sem deixar que elas morram de sede?

355 Parece incrível, mas limpar periodicamente todas as lâmpadas da casa pode ajudar a economizar energia.

356 Abrir a geladeira e ficar pensando no que vai pegar pra comer com a porta aberta gasta energia.

357 Verificar periodicamente a eficiência da borracha da porta da geladeira evita que problemas de vedação deixem entrar calor e consumir mais energia elétrica.

358 O termostato da geladeira perfeitamente ajustado é também uma ótima e fácil maneira de não desperdiçar energia elétrica inutilmente. No manual do aparelho é possível encontrar todas as informações sobre como fazer isso.

359 Desprezar o elevador e utilizar a escada se tiver de subir ou descer um ou dois andares faz bem à saúde e economiza energia elétrica.

360. Mudar a geladeira e o freezer de lugar pode fazê-los gastar menos eletricidade. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. E você? Mantém esses aparelhos protegidos do calor? (responda no teste). Aproveite a oportunidade para avaliar se você precisa mesmo de um freezer.

361 Esquecer o carregador de celular ligado parece um pequeno descuido, mas gasta muita energia elétrica.

362 Muita gente usa o forno de microondas como relógio de cozinha, porque deixa o aparelho ligado dia e noite, mesmo sem uso. Esse pequeno descuido também contribui significativamente para o aumento do consumo de eletricidade.

363 Já estão disponíveis carregadores movidos a energia solar para aparelhos eletrônicos portáteis. Eles são um pouco mais caros, mas garantem energia limpa e gratuita para celulares, MP3, MP4 e máquinas fotográficas digitais por anos e anos.

364 Nas horas prazerosas de leitura noturna adotar um abajur cai muito bem. Além de criar um ambiente mais aconchegante e sossegado, o abajur evita que uma lâmpada mais potente fique acesa.

365. Quanto mais novidades a tecnologia acrescenta às geladeiras, mais elas consomem energia, por isso sempre é bom optar pelas mais simples. Sem contar que os modelos cheios de "frescuras" - como água na porta e degelo automático - também são muito mais caros.

366 Pré-lavagem é sinônimo de desperdício de energia. Basta apenas deixar as roupas mais sujas de molho no sabão antes de ligar a máquina.

367 Manter um telhado ecológico, ou telhado verde, coberto de vegetação, não é caro nem complicado. Algumas vantagens: são purificadores de ar naturais – pois aprisionam carbono – além de isolantes acústicos e térmicos, dispensando a necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado.

368 Painéis de energia solar para aquecer a água do chuveiro estão ficando cada vez economicamente viáveis. Discuta a possibilidade de sua instalação com os vizinhos.

369 Levar seu filho à escola em caminhadas é saudável. Faz com que ele se habitue a andar a pé e preste mais atenção ao lugar onde vive. Se não for possível, dê carona aos coleguinhas dele.

370 Deixar o carro na garagem pode ser mais confortável do que se imagina. Utilizando o transporte coletivo fora dos horários de pico fica fácil encontrar um lugar para sentar-se e ler o jornal ou saborear um bom livro.
371 Sofrer em engarrafamento para ir ao banco e depois testar a paciência numa fila interminável são coisas do passado. Hoje é possível colocar em dia todas as transações financeiras pela internet, sem sair do conforto de casa. A cidade agradece.

372 Ir às compras caminhando até o mercadinho ou à feira perto de casa pode ser divertido e saudável. Vá lá, pode ser que um ou outro produto esteja um pouco mais caro que naquele hipermercado de sua preferência. Mas a economia de combustível e de paciência ao se evitar aquela procura cansativa por uma vaga no estacionamento lotado não tem preço.

373 Não tem atitude mais grosseira e anti-cidadã que atirar latas ou outros dejetos pela janela do carro. As crianças precisam saber disso quando estão a bordo.

374 Conscientizar seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo faz bem para a formação deles. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas.

375 Calçada ecológica é aquela onde o cimento não predomina, já que ela é pavimentada com grama, com espaço para flores e até uma árvore. A vantagem é que ela deixa o visual da rua mais agradável, ajuda a absorver as águas das chuvas e contribui para a melhoria da qualidade de vida da cidade.

376 Cobrando dos vereadores, do prefeito e do governador melhorias no transporte coletivo urbano, você contribui para aumentar a mobilidade e a qualidade de vida para todos os cidadãos. Esse exemplo de cidadania pode ser realizado por telefone ou pela internet.

377 Pedir ao gerente do banco que ele aplique seu dinheiro em investimentos socialmente responsáveis, os ISRs, farão com que seus lucros sejam provenientes de empresas que respeitam práticas ambientais e trabalhistas.

378 Ser cidadão é também praticar o voluntariado em uma instituição próxima da sua casa ou do trabalho, doando um pouquinho do seu tempo para quem necessita.

379 As lojas especializadas comercializam bagageiros para ser instalados em bicicletas. Assim, é possível ir às compras com a magrela fazendo exercício físico e mental, além de dar um fôlego a mais para o trânsito e o ar da sua cidade.

380 O uso de trepadeiras nos muros da sua casa também ajuda a tornar a cidade mais bonita e verdejante, além de evitar as indesejáveis pichações nas paredes.

381 Lembre-se: as áreas verdes da sua cidade pertencem a você. Ocupar esses espaços e zelar por eles é um gesto de cidadania. O verde é importante para a saúde física e mental, ajuda a retirar CO2 da atmosfera e cria a consciência ambiental em cada um de nós.

382 Quem gosta da companhia de animais domésticos em casa pode optar pela adoção, em vez de gastar dinheiro na compra de um no Pet Shop. Essa atitude ajuda a tirar um cão ou gato das ruas, evitando doenças como a raiva.

383 Frequentar praças e parques é mais do que simplesmente relaxar. É também estreitar seus laços com a natureza e ocupar os espaços públicos do seu bairro, da sua cidade. Levar os filhos nesses passeios – a pé ou de bicicleta – é um bom meio de fazer com que eles também comecem a curtir o verde e o lugar onde vivem.

384 Lutar para que a companhia onde você trabalha adote atitudes mais sustentáveis também é uma atitude cidadã. Como fazer isso? Sugerindo que a direção da empresa tome medidas de economia de energia elétrica, água e materiais de consumo, além de cuidar do descarte de resíduos.

385 A quantas reuniões rápidas você já teve de ir depois de enfrentar horas no trânsito para ir e voltar? Às vezes é melhor resolver isso por telefone ou em programas de comunicação on-line de seu próprio computador. Proponha essa ideia se achar que é possível evitar esse vai-e-vem.

386 Quando precisar dos serviços de um portador, optar por bikeboys - em vez de motoboys. Essa escolha contribui para a qualidade do ar que a cidade respira. Além disso, é mais barato.

387 "Plantando uma árvore você colabora para a absorção de até 1 tonelada de CO2 durante a vida e oferece um bom abrigo para os pássaros”, recomenda Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

388 A internet e o telefone são bons canais de comunicação com representantes de sua cidade, seu estado ou país. Esse tipo de mobilização permite que seus interesses e os da comunidade sejam atendidos.

389 Convencer pessoas céticas de que as atitudes aqui sugeridas podem ajudar a mudar o mundo para melhor é um exercício árduo, mas com certeza pode resultar em mudanças de comportamento suaves, mas importantes na direção da sustentabilidade.

390 Estimular a construção de rampas para facilitar o acesso de quem tem dificuldades de locomoção, como também de sinalização especial para cegos, é um ato de cidadania e de respeito às diferenças.

391 Preferir produtos de limpeza naturais é uma boa alternativa para evitar tantas substâncias químicas que levamos para casa. Você costuma usá-los? Para saber mais, pesquise aqui, no site, algumas receitas fáceis para preparar detergentes, perfumes, desinfetantes e até mata-pulgas naturais.

392 "Ao fazer compras, prefira levar sua própria sacola de pano ou plástico durável", aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, contribuímos para acabar com a farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades, além de poluir rios e oceanos. 

393 Andar sempre com uma garrafinha descartável de água tornou-se um hábito saudável. Você é adepto? (responda abaixo). Se sim, o melhor seria se adotasse garrafas duráveis, como os squeezes. Assim eles voltam para casa e você ajuda a preservar o meio ambiente.

394 Dar preferência ao consumo de produtos locais e da estação faz a diferença. Eles não precisam ser transportados de longa distância e, por isso, a emissão de carbono e de poluição é mínima. A última moda nos melhores restaurantes da Itália é o “cardápio 0 km”. Lá eles servem apenas pratos feitos com ingredientes provenientes de produtores da vizinhança.

395 Chá de saquinho pode ser substituído pelo chá coado na peneira. Menos lixo vai para o 
lixo se os restos da erva, e até o pó de café usado, forem despejados na terra das suas plantinhas como fertilizante caseiro.

396 Adquirindo produtos de boa qualidade, duráveis
e realmente úteis ajudamos a diminuir a quantidade de quinquilharias que viram sucata
em pouco tempo.

397 Carro requer manutenção, não tem jeito. Por isso é recomendável fazer uma regulagem periódica, sempre que possível, assim como trocar o óleo nos prazos indicados pelo fabricante e verificar filtros de óleo e de ar. Todas essas medidas economizam combustível e ajudam a despejar menos CO2 no ar.

398 Na hora das compras lembre-se de que tudo o que está nas prateleiras das lojas teve um gasto de energia elétrica e de recursos naturais para ser produzido, inclusive as embalagens. Escolher produtos com menos embalagens é sempre uma boa idéia.

399 Não é nada complicado levar o campo para dentro de casa em plena cidade grande: basta manter uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além da higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.

400 Levar uma sacola de pano ou de plástico durável na bolsa, na mochila ou no porta-luvas do carro evita o uso de sacolinhas plásticas descartáveis nas compras.

401 Bandejas de isopor e papel filme que embalam frutas, carnes e frios são a dupla de modernidade que está invadindo os aterros sanitários. Os dois estarão no lixo poucos minutos depois que chegar a sua casa. É interessante questionar com o gerente do supermercado se é mesmo necessário usá-los nas prateleiras.

402 Não esquecer pilhas e baterias dentro dos aparelhos eletrônicos por muito tempo sem uso evita o vazamento de substâncias químicas nocivas à saúde e ao meio ambiente.

403 É inestimável o poder do consumidor. Entrar em contato com a empresa que fabricou algo que você consumiu e não agradou faz com que ela repense métodos de produção mais eficientes e sustentáveis.

404 Passar pelo menos um dia por semana sem entrar em uma loja é um bom começo de aprendizado para abolir o vício das compras compulsivas. Se entrar, ao menos recuse as sacolas plásticas e embalagens em excesso. Você tem o hábito de recusá-las? Então, registre isso aqui.
405 Prestar atenção ao que está escrito nas embalagens faz com que a gente fique sabendo o que realmente está levando pra casa. Mas é preciso ter cuidado com aquelas letrinhas minúsculas. Em geral, elas estão dizendo coisas que deveríamos saber, mas que a empresa não quer que a gente saiba.

406 Cerca de 85% da madeira retirada da floresta é consumida no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Por isso, verificar a procedência de todo e qualquer produto feito de madeira é uma forma poderosa de interromper o círculo vicioso do desmatamento indiscriminado. Produtos com selos de certificação FSC facilitam a escolha por itens socioambiental

407 Ir ao mercado com o estômago cheio evita compras desnecessárias de alimentos. Não, não é superstição, muito menos simpatia. Já está provado que com fome somos impulsionados a colocar na cesta comida a mais do que iremos consumir durante a semana.

408 Fugir de produtos fabricados por empresas com referências suspeitas é também evitar o incentivo a itens de qualidade duvidosa, sem nenhuma garantia e produzidos à custa de trabalho socialmente injusto e mal remunerado.

409 No escritório, uma boa opção é utilizar o papel ecoeficiente ou o reciclado. A produção do ecoeficiente usa os recursos da natureza de maneira racional. Tem como matéria-prima o eucalipto plantado para essa finalidade e colhido após sete anos. Para ficar com a aparência que todos conhecem, enfrenta processo de branqueamento. O papel ecoeficiente é feito de fibra de árvores manejadas de forma sustentável, evitando o impacto negativo no meio ambiente.

410 Também no escritório é recomendável substituir o uso de copinhos descartáveis por copos duráveis e canecas para tomar café e água.

411 É possível educar as crianças na direção da sustentabilidade, dando a eles pequenas tarefas domésticas a favor da causa, como ficar de olho nas luzes acesas sem necessidade e no desperdício de água, ou separar material para reciclagem.
412 CDs e DVDs já não são a opção mais sustentável para armazenar informação, músicas e videos. Atualmente, aparelhinhos minúsculos, mas com imensa capacidade de armazenamento – os pen drives –, fazem essa tarefa com a vantagem de que são infinitamente reutilizáveis.

413 No Brasil, R$ 12 bilhões em alimentos são descartados todos os anos. É o dinheiro que basta para alimentar 8 milhões de famílias. O desperdício é maior do que o de países ricos como Alemanha e Suécia. Será que precisamos mesmo jogar tanta comida no lixo? E você? Desperdiça muito?

414 Esta dica é bem conhecida, mas não custa relembrar: imprima somente o que for necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel.

415 39 mil toneladas de alimentos são jogadas fora diariamente no Brasil, o que corresponde a 30% da produção nacional. Para evitar tamanho desperdício, compre de acordo com seu consumo semanal ou diário e coloque no prato apenas o que for comer.

416 Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha deles são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carros e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado. 

417 Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos industrializados e levam mais de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Antes de aprender a usar o banheiro direitinho, uma criança utiliza milhares delas. Não é à toda que as fraldas descartáveis são o terceiro item mais encontrado no lixo. O melhor é, pelo menos, buscar moderação em seu consumo, utilizando fraldas de pano quando o bebê estiver em casa.

418 Também é possível viver sem os lenços umedecidos de limpeza, que contém inúmeros produtos químicos que podem até causar alergias nas crianças. Panos de algodão e um pouco de água e sabonete especial cumprem a mesma tarefa, só que com vantagens para a saúde e o meio ambiente.
419 Parar e pensar bem antes de descartar objetos que já não interessam mais permite que você se motive a doá-los a alguma entidade assistencial. Esse material que está apenas ocupando espaço em casa certamente será útil para muita gente.
420 Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar: jogar o óleo
de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Melhor é separar o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.

421 Assista aos jogos com os amigos nada de ver os jogos cada um na sua casa, com uma televisão ligada por pessoa. Junte os amigos e assistam todos juntos, economizando energia.422 Se o produto que você comprou tem esse símbolo na embalagem, ela é reciclável. Cabe a você encontrar uma forma de encaminhá-la para a reciclagem.

422 Já existem no Brasil diversas empresas que comercializam assoalhos de madeira de demolição, inclusive móveis rústicos. Optando por esses produtos você está embelezando sua casa ou escritório, reciclando madeira de boa qualidade e gastando menos.

423 Restos de alimento que você despeja na lixeira são bons fertilizantes orgânicos. Espalhar casca de ovo, de fruta e de legume, pó de café, saquinho de chá e pão velho nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas.

424 Minhocário é um recipiente onde as minhocas se alimentam de material orgânico como restos de comida e o transformam em adubo orgânico caseiro que pode ser usado para manter uma horta e dar mais saúde às plantas. É também sinônimo de redução na quantidade de sacos de lixo na porta da sua casa e nos aterros sanitários.

425 Produtos com refil à disposição no mercado não resolvem o problema dos resíduos por completo, mas pelo menos ajuda a minimizá-los.

426 Comprar num brechó é praticar a reciclagem. É uma boa oportunidade de adquirir roupas e outros objetos em bom estado de conservação por preços mais em conta

427 Aquela calça velha, azul e desbotada que está guardada há tanto tempo no armário pode ser renovada se você mesmo customizá-la com apliques e bordados ou se você a cortar como bermuda. Se nada disso for do seu interesse, pelo menos doe o jeans para quem precisa.

428 Revistas e jornais velhos podem ser doados para a escola de seus filhos sem constrangimento. Ou mesmo para as escolas e creches instaladas em seu bairro. Com elas, os professores fazem trabalhos artísticos e de colagem com os alunos.

429 Tênis e sapatos velhos com solado de borracha também podem (e devem) ser reciclados. Eles são excelentes matérias-primas na construção de quadras esportivas, por exemplo.

430 Não jogar pilhas e baterias de celular velhas no lixo evita que suas substâncias tóxicas contaminem o solo e os lençóis freáticos. Basta separá-los e procurar um posto de coleta perto de casa. O uso de pilhas recarregáveis também ajuda a diminuir esse lixo tóxico.

431 Na hora de jogar o lixo no lixo, amassar todas as embalagens recicláveis facilita o trabalho dos catadores
e recicladores. Retirar o excesso de resíduos também ajuda bastante.

432 Recolher o cocô do cachorro com saquinhos
e depois largá-los num canto da calçada não resolve o problema. Mais correto é depositá-los na lata de lixo. Você pode recolhê-los, ainda, com páginas do jornal que você já leu e descartou.

434 A rua não foi feita para jogar lixo, mesmo que seja uma ponta de cigarro. Resíduos despejados no chão vão parar nas “bocas de lobo”, podem entupir a rede de esgotos
e causar enchentes. Se chegarem aos córregos, rios e mananciais farão um grande estrago, poluindo as águas.

433 Colocar os sacos de lixo na porta de casa apenas momentos antes do caminhão de coleta passar evita que os dejetos se esparramem pela calçada durante o dia.

434 Em várias comunidades a implantação da coleta seletiva de lixo já é um sucesso. Muitas também estão recolhendo o óleo de cozinha usado entre os vizinhos para fazer sabão de uso comum. 

435 Apague a luz durante os jogos Afinal, para que a luz acesa mesmo? 

436 Faça seu próprio show do intervalo Discuta as jogadas com os amigos, invente narrações para os gols e desligue a tv entre o primeiro e o segundo tempo. 

437 Cerveja? Só se for de garrafa prefira bebidas em garrafas retornáveis, mais ecológicas. Tente usar também copos de vidro, laváveis, ao invés
dos de plástico.
 


438 Doe suas figurinhas repetidas.Completou o álbum da Copa? Bacana, agora que tal doar
as repetidas para quem ainda não terminou?
 


439 Organize caronas para os jogos e para as festas de comemoração Ao invés de cada um ir em seu próprio carro, proponha um esquema de caronas. Além de ser mais divertido, a redução no número de carros circulando faz bem para o meio ambiente.
440 Cada vez é mais fácil encontrar empresas organizadoras de eventos que se preocupam com o impacto ambiental dessa atividade. Antes de contratar qualquer organizador, lembre-se de indagar a respeito desses cuidados.

441 Na hora de escolher o espaço, optar por locais que tenham iluminação natural.

442 Prestar atenção também no sistema de refrigeração de ar. Ele deve ser eficiente do ponto de vista energético, diminuindo o gasto de eletricidade.

443 A iluminação dos stands e cenários pode consumir até 75% de toda a energia elétrica gasta em um evento. O ideal é escolher equipamentos que tenham melhor aproveitamento da energia, como os refletores profissionais que utilizam LEDs como elemento de iluminação.

444 Evitar ao máximo o uso de geradores porque consomem combustíveis fósseis para funcionar e, portanto, emitem CO2, um dos principais gases de efeito estufa.

445 Buscar, sempre que possível, fornecedores locais para evitar que o material usado no evento seja transportado por longas distâncias.

446 Verificar se os veículos utilizados pelos fornecedores estão em bom estado de manutenção de modo a consumir pouco combustível.

447 Preferir empresas que abasteceçam os veículos com biocombustível.

448 Imprimir somente o imprescindível.

449 Optar por brindes de material reciclável ou reciclado, com baixo impacto ambiental em sua cadeia produtiva.

450 Usar copos, pratos, talheres e xícaras reutilizáveis.

451 Cuidado com os brindes! O ideal é preferir os duráveis e funcionais, que têm bem menos 
chance de acabar na lata do lixo, logo que termina o encontro.

452 Dar a destinação correta para o lixo após o evento, de modo a diminuir o impacto ambiental.

453 Separar e enviar os recicláveis para as cooperativas de coleta seletiva.

454 Reaproveitar o que for possível.

455 Doar o que puder ser útil para terceiros.

456 Tudo isso garante que menos lixo acabe lotando aterros sanitários e lixões, e diminui a necessidade de gastar ainda mais dinheiro dos impostos para a gestão dos resíduos sólidos.

457 Uma forma de proteger o meio ambiente é trabalhar com empresas que têm a preocupação com o impacto das ações sobre o mesmo. Portanto, analisar de quem e onde comprar é importante.

458 Procurar sempre parceiros e fornecedores que adotem boas práticas socioambientais e evitar por completo aqueles que não respeitam os direitos dos trabalhadores, utilizam mão-de-obra infantil ou criam atritos com as comunidades onde estão suas instalações.

459 Investindo em soluções - Por ser o aspecto mais visível, o cenário e os materiais que o compõe são os principais fatores de investimento das empresas preocupadas com a sustentabilidade e são os itens que mais têm se desenvolvido no campo dos eventos popularmente conhecidos como “verdes”, até o momento.

460 O stand do Banco Real, parceiro pioneiro do Akatu, montado na área de exposições do SPFW (São Paulo Fashion Week), que aconteceu em janeiro passado, é um exemplo acertado de como é possível minimizar impactos e aplicar, na prática, os princípios de sustentabilidade nos eventos.

461 No stand, a madeira usada para a montagem foi substituída por MDF, uma chapa de fibra de madeira de média densidade, produzida com fibras de Pinus de reflorestamento. O piso recebeu revestimento fabricado com plástico 100% reciclado. Foram ainda utilizados tecidos e tapetes de fibras vegetais, confeccionados com fios de origem vegetal, como linho juta e algodão cru orgânico. Para o revestimento dos móveis foi usada uma malha fabricada com fibra reciclada de garrafa pet. Já para a iluminação foram adotadas as lâmpadas de LED, que consomem menos energia que as lâmpadas profissionais tradicionalmente usadas na cenografia dos eventos.

462 As escolhas de materiais e iluminação, como
as do stand do Real, demonstram que já existem opções no mercado para quem pretende apostar na sustentabilidade.
E, apesar das dificuldades ainda existentes na busca de novos modos de pensar e planejar um evento, exemplos como o acima mostram que, cada vez mais, a preocupação com o impacto que as atividades humanas podem provocar tanto
no presente, como no futuro, sobre o meio ambiente e a sociedade criam um cenário favorável para o desenvolvimento do setor, mas com nuances cada vez mais corretas do ponto de vista socioambiental.

463 Outra tendência entre os eventos que buscam sustentabilidade é a neutralização das suas emissões de carbono, por meio do plantio de árvores. A idéia é utilizar
a capacidade das árvores de captar CO2 e armazená-lo
em forma de biomassa (nos galhos, folhas, frutos etc.), para retirar da atmosfera uma quantidade equivalente à dos gases de efeito estufa emitidos pelo evento.

464 Dicas para um turismo sustentável

465 Ao escolher a cidade para onde deseja levar a família e amigos, o interessado deve se informar sobre as condições de tratamento dado pelas autoridades locais ao saneamento;

466 No momento da reserva, solicitar do funcionário do hotel ou pousada que lhe forneça informações em relação ao tratamento que se dá ao lixo e ao esgoto;

467 Procurar informações sobre o uso responsável de água e energia no estabelecimento;

468 Verificar se o hotel onde está hospedado tem algum tipo de envolvimento com a comunidade, apoiando ações voltadas para a preservação do ambiente e pela promoção de melhores condições de vida;

469 Evitar adquirir produtos sem origem certificada, especialmente artesanatos produzidos a partir de recursos naturais.

470 Carona solidária- Com o objetivo de incentivar a iniciativa nas empresas, pensou-se em oferecer aos participantes do programa de carona solidária uma vaga especial demarcada nos estacionamentos das empresas e divulgar as escalas de carona inclusive para as chefias dos setores envolvidos, para que estas auxiliem seus funcionários a se organizar.

471 Horário flexível e possibilidade de trabalhar em casa foram também idéias aplaudidas por todos como forma de diminuir o uso do carro.

472 Trocar o salto alto e o terno e gravata por roupas mais casuais foi outra idéia que surgiu na Oficina para facilitar o uso do metrô, ônibus e até para aqueles optam por andar a pé ou de bicicleta.

473 Ás áreas comuns devem dispor de iluminação inteligente com sensores de presença que poupam energia;

474 O imóvel deve apresentar aproveitamento máximo da iluminação natural, por meio de janelas amplas, reduzindo o uso de iluminação artificial;

475 Deve ter coletores solares térmicos ou painéis solares fotovoltaicos que captam a luz do Sol e a transformam em calor, poupando até 70% da energia necessária para o aquecimento de água;

476 O imóvel deve ter vidros especiais nas janelas, que bloqueiam parte dos raios infravermelhos e melhoram o desempenho do ar-condicionado sem prejudicar a iluminação;

477 Todas as unidades devem ter conta de água individual para que as pessoas possam controlar seu consumo de água.

478 O empreendimento deve fazer a coleta e armazenagem da água de chuva para reuso do condomínio na lavagem de fachadas e áreas comuns do edifício, e para regar as plantas;

479 As unidades devem dispor de sistema
de descarga duplo (dual flush) com acionamento separado para rejeitos sólidos e líquidos;

480 As louças sanitárias devem ser de modelos que funcionem com pouca água, devendo ter sistemas de regulagem do fluxo de água nas torneiras;

481 O condomínio deve fazer coleta seletiva de lixo e encaminhamento do material para cooperativa de catadores ou para o serviço público que não misture o lixo;

482 A ventilação deve ser uma preocupação importante. Uma edificação com ventilação insuficiente poderá reter umidade do ar afetando o conforto e até mesmo a saúde dos habitantes. Todos os ambientes devem ser bem ventilados.

483 A produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Já uma tonelada de papel reciclado consome 1.200 Kg de papel velho, 2 millitros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia; 

484 A produção de papel reciclado dispensa processos químicos e evita a poluição ambiental: reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de poupar árvores; 

485 A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono naatmosfera;
O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica do que a necessária para obter papel da polpa da madeira.
 


486 A reciclagem de 1 tonelada de aço economiza 1.140 Kg de minério de ferro, 155 Kg de carvão e 18 Kgde cal; 

487 Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio economiza-se 95% de energia (são 17.600 kwh para fabricar alumínio a partir de matéria-prima virgem, contra 750 kwh a partir de alumínio reciclado) e 5 toneladas de bauxita, além de evitar a poluição causada pelo processo convencional, reduzindo 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água; 

488 Uma tonelada de latinhas de alumínio, quando recicladas, economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários; 

489 Vale lembrar que que 96% das latas no Brasil são recicladas, superando os índices de países como o Japão, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Entretanto, este número pode chegar próximo a 100% dependendo de suas atitudes!

490 O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo: 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo;
As propriedades do vidro se mantêm mesmo depois de sucessivos processos de reciclagem, ao contráriodo papel, que vai perdendo qualidade ao longo de algumas reciclagens;
 


491 O vidro não se degrada facilmente, então não deve ser despejado no solo; 

492 O vidro, em seu processo de reciclagem, requer menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente 70% de energia e permitindo maior durabilidade dos fornos; 

493 Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água. 
494 A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias; 

495 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo. 

496 Conserte torneiras que estiverem pingando. Isso poderá evitar o desperdício de até 45 litros de água por dia.
Instale torneiras com aerador - "peneirinhas" ou "telinhas" - na saída da água. Assim você acaba utilizando menos água.


497 Evite utilizar a mangueira para limpar jardins, calçadas, passeios e quintais. Use uma vassoura para executar essa tarefa. É mais rápido e não gasta água.
Utilize um regador para molhar as plantas. Quando
a mangueira é utilizada para este fim, muita água
é desperdiçada.
 


498 Substitua a mangueira por um balde e um pano para lavar seu veículo. O consumo de água será muito menor.
Desligue a mangueira quando não estiver sendo usada. Isso evita o desperdício de água.
 


499 Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Não desperdice água. 

500 Colete água da chuva para regar suas plantas. Assim você não gasta água encanada. Mas lembre-se de armazená-la em um recipiente fechado para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top