The 20 cleanest cities in the world - As 20 idades mais limpas do mundo


1 – Tóquio

Tóquio – Japão – representada pela imagem acima, é a cidade turística com as ruas e praças mais limpas e conservadas do mundo, por lá, pra você ter uma ideia, lixo é um problema de todos os cidadãos, responsáveis por separar em casa os resíduos para reciclagem, que abrange mais de 10 categorias. Em alguns bairros de Tóquio, como Odaíba, a taxa de reaproveitamento de resíduos chega a 100%.

Pontuação de limpeza: 9.31



2 – Singapura

Dinâmica, segura, arrojada e impecavelmente limpa. A preocupação com o asseio de ruas e áreas comuns obedece uma gestão linha dura do lixo, que chega a proibir  a venda de chiclete. Jogar bituca de cigarro no chão, então, pode rende multa de até 400 reais.

Pontuação de limpeza: 9.22



3 – Zurique

Centro financeiro da Suíça, Zurique é a terceira cidade mais limpa do mundo. Mau comportamento nas ruas rende multa pesada, e nem é preciso ir longe na presepada – em Wallisellen, uma pequena comuna nos arredores de Zurique, cuspir na rua já é motivo de advertência.

Pontuação de limpeza: 8.91



4 – Viena

Outra cidade que se destaca pelo asseio de suas ruas é Viena – Áustria. Esse sucesso deve-se principalmente a uma gestão disciplinada do serviço de limpeza público urbano, além, claro, da conscientização dos cidadãos. A cidade, que é líder mundial em qualidade de vida, também investe pesado na reciclagem energética do lixo que produz.

Pontuação de limpeza: 8.7



5 – Estocolmo

Destino de turistas de todo o mundo, Estocolmo – na Suécia,  é a quinta cidade mais limpa. Medidas claras e efetivas para redução da poluição sonora, um plano de proteção estabelecendo novos padrões de qualidade da água e um sistema inovador de gestão de resíduos garantiu à Estocolmo o título de capital verde da Europa, em 2010.

Pontuação de limpeza: 8.66



6 - Dubai

A sexta cidade que dá exemplo em limpeza de ruas e praças é a moderna Dubai – Emirados Árabes Unidos. No começo de 2012, o governo municipal lançou um programa de fiscalização contra os maus hábitos nas ruas. Como resultado, quem é visto jogando chiclete, cigarro e lixo na rua é multado. A ação conta com cerca de 800 agentes fiscalizadores.

Pontuação de limpeza: 8.64



7 – Dubrovnik

A cidade de Dubrovnik, no sul da Croácia, é a sétima mais limpa do mundo. Em junho deste ano, a cidade vai sediar a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável de Sistemas de Energia, Água e Meio Ambiente, dedicada à melhoria e disseminação do conhecimento sobre métodos, políticas e tecnologias para aumentar a sustentabilidade.

Pontuação de limpeza: 8.64



8 – Munique

Endereço da mundialmente famosa Oktoberfest, a cidade de Munique – Alemanha,  é oitava cidade com as ruas mais limpas do mundo. Não só isso, ela é a terceira cidade do mundo mais amigável aos pedestres, que podem conhecer muito de sua história só gastando a sola do sapato.

Pontuação de limpeza: 8.58



9 – Copenhague

O sistema alternativo de transporte é apenas uma parte do planejamento urbano sustentável de Copenhague – Dinamarca. A anfitriã de eventos internacionais é elogiada pelos esforços empreendidos para manter as águas de seu porto limpas e seguras – tão seguras que é possível até nadar nelas.

Pontuação de limpeza: 7.97



10 – Praga

A décima posição do ranking de cidades mais limpas vai para um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, Praga – República Checa. Famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural, a cidade tem atraído atenção nas últimas décadas pelo foco na arquitetura sustentável.

Pontuação de limpeza: 7.87



11 – Seoul

Mais do que prezar pela limpeza de suas ruas, a capital da Coreia do Sul está trabalhando duro para se tornar uma cidade “verde” exemplar. Um ponto alto da transformação aconteceu em 2005, quando o governo devolveu de volta à cidade um rio que havia sido coberto de concreto para servir de rua para carros.

Pontuação de limpeza: 7.84



12 – Dublin

A capital irlandesa é a décima segunda cidade mais limpa, segundo o ranking do Trip Advisor. O mesmo cuidado que a cidade demonstra na preservação de seu patrimônio histórico estende-se também à conservação de ruas, praças e outros espaços de trânsito.

Pontuação de limpeza: 7.84



13 – Barcelona

Barcelona – Espanha, é décima terceira cidade mais limpa entre os destinos turísticos. Mas quem visita a cidade nesse começo de fevereiro pode se assustar com a quantidade de lixo acumulado nas ruas. É que o serviço de coleta está em greve, em retaliação à ameaça de corte nos salários por causa da crise.

Pontuação de limpeza: 7.68



14 – Toronto

Considerada uma das melhores cidades do mundo para viver, Toronto – Canadá, encanta os viajantes pela limpeza de suas ruas e consciência ambiental da população.

Pontuação de limpeza: 7.63



15 – Oslo

Nada das tradicionais indústrias, avenidas congestionadas, barulho ou ar poluído. O que se vê na capital e maior cidade da Noruega  é uma paisagem rodeada de colinas e florestas densas, repleta de lagos, parques naturais e casas coloridas.

Pontuação de limpeza: 7.61



16 – Budapeste

Localizada nas margens do rio Danúbio, a sexta maior cidade da União Europeia também está entre os 20 destinos mais limpos do mundo.

Pontuação de limpeza: 7.55



17 – Cidade do Cabo

A segunda maior cidade da África do Sul é considerada uma das 20 mais limpas do mundo. O asseio de suas ruas e praças é ressaltado pela natureza exuberante de mares e montanha que circunda a região.

Pontuação de limpeza: 7.55



18 – Cancún

Quem também faz bonito quando o assunto é limpeza das ruas é a efervescente Cancún – México. A cidade é exemplo de como conciliar turismo a todo o vapor e a conservação do espaço urbano e natural.

Pontuação de limpeza: 7.45



19 – Amsterdã

Na décima nona colocação aparece Amsterdã – Holanda. Mais do que a limpeza de suas ruas, o que chama atenção mesmo é a vocação ciclística da cidade. A capital holandesa é considerada a cidade mais amiga das bikes no mundo, com ruas todas adaptadas para o tráfego sobre duas rodas, com ciclovias, corredores compartilhados, postos de aluguel e de guarda e até sinais especiais.

Pontuação de limpeza: 7.44



20 – Istambul

Finalmente, ocupando a vigésima colocação, aparece Istambul, a maior cidade da Turquia. Empenhada em resolver alguns males ambientais causados pelo crescimento urbano, entre eles o lixo, a cidade intensificou o tratamento de resíduos sólidos e tem alcançado sucesso na empreitada.

Pontuação de limpeza: 7.23

Fonte: TripAdvisor

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top