Maior projeto solar térmico do planeta envia energia à rede pela primeira vez.


A desenvolvedora de energia solar norte-americana NRG Solar afirmou nesta terça-feira (24) que o Sistema de Geração de Eletricidade Solar Ivanpah, o maior projeto de energia solar térmica do mundo, gerou sua primeira produção de energia, na ocasião em que sua usina número um foi sincronizada à rede pela primeira vez.


A companhia declarou que essa primeira sincronização é um marco importante para o projeto, visto como uma vitrine para a tecnologia solar térmica. Ao contrário da energia fotovoltaica, que converte a radiação diretamente em energia, a tecnologia solar térmica funciona gerando vapor em altas temperaturas para mover uma turbina, como na maioria dos processos tradicionais de geração de energia. Porém, com o diferencial de o combustível ser a energia solar.

A NRG disse que o teste confirma que as três usinas de energia solar do projeto, que atualmente têm 377 megawatts (MW), já estão prontas para começarem suas operações em algum momento deste ano. “Dada a magnitude e complexidade de Ivanpah, foi muito importante que completássemos com sucesso esse marco, mostrando que todos os sistemas estão no caminho certo”, colocou Tom Doyle, presidente da NRG, em um comunicado à imprensa.

A NRG é uma das proprietárias do projeto Ivanpah, junto com a Google e a desenvolvedora de projetos BrightSource Energy. O projeto está sendo construído pela Bechtel em mais de 3,5 mil acres de terras públicas no Deserto de Mojave, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Quando estiverem prontas, no final desse ano, as usinas terão 392 MW, terão custado US$ 2,2 bilhões e gerarão eletricidade suficiente para abastecer 140 mil residências anualmente.

“Esse é outro grande marco que atingimos com êxito à medida que Ivanpah se aproxima de sua conclusão. Ivanpah é o projeto vitrine para a tecnologia de energia e conhecimento técnico da BrightSource. A validação nessa escala demonstra a viabilidade de nossa tecnologia à medida que a BrightSource aumenta o foco em mercados internacionais e em tecnologias para a energia solar concentrada”, observou David Ramm, presidente executivo da BrightSource.

A energia gerada pela sincronização inicial foi para a Pacific Gas and Electric (PG&E), que tem um acordo de compra (PPA) da energia produzida pela unidade um da estação.  A energia gerada pela unidade três também será vendida para a PG&E, e a unidade dois tem um PPA com a Southern California Edison. As unidades dois e três têm testes de sincronização marcados para o final deste ano.

Controvérsias
Apesar de ser um enorme progresso na geração de energia renovável nos EUA, já que as três unidades de Ivanpah quase dobrarão a quantidade de capacidade de energia solar térmica comercial em operação no país, o projeto também apresenta pontos negativos, pois, segundo ambientalistas, estaria prejudicando animais e ecossistemas da região devido a suas grandes dimensões.

O Escritório de Manejo da Terra (BLM) dos EUA previu a perda ou degradação significativa de 3,5 mil acres de habitat de tartarugas e danos a 57-274 tartarugas adultas, 608 tartarugas jovens e 236 ovos que se encontram dentro da área de trabalho, e a 203 tartarugas adultas e 1,5 mil tartarugas jovens fora da área de trabalho. Os ambientalistas defendem que sejam promovidos projetos de energia solar menores, que possam ser construídos mais perto das cidades que precisam dessa energia.

Imagens gentilmente cedidas por Jamey Stillings 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top