Madeira Plástica Sustentável - MPS um produto para ser usado em construções e reformas que buscam a sustentabilidade.

Seja uma reforma ou uma construção, a escolha dos produtos é um passo muito importante.
  
A reforma ou construção que busca ser sustentável usa materiais locais, reciclados, recicláveis e entre outras ações procura não produzir lixo, mas transformar os resíduos em insumos que voltam para a cadeia produtiva.


A escolha dos materiais, serviços e processos construtivos é fundamental para o sucesso da obra

Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva. Além disso, estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção


Escolher técnicas mais sustentáveis garante menor uso de material e desperdício. O uso de material reciclado em lugar de produtos novos também poderá trazer economia. Existem vários produtos encontrados no mercado voltados a sustentabilidade, tintas, telhas, revestimentos, isolantes etc.

Neste post vamos falar na A MPS -  Madeira Plástica Sustentável que é fabricada por uma empresa de Santa Catarina, a BRASUS.

Este novo produto é um material 
com características de madeira, produzido a partir do uso de 100% de resíduos plásticos pós consumo (lixo plástico), não necessitando passar pelo processo de reciclagem ou tratamento, pulando diretamente para o processo de transformação, criando assim, um maior grau de sustentabilidade durante todo o processo de fabricação.

Este produto é diferente das madeiras plásticas encontradas no mercado atualmente, pois é um compósito de plásticos pós uso de diversas composições como, PEAD, PEBD, PP, PS, PET, ABS, HIPS entre outros, levando em sua fórmula, inclusive, um percentual relevante de matéria orgânica, terra e areia. Além disso sua fabricação não necessita o uso de material limpo, descartando totalmente o uso de material virgem e dispensando o uso de aditivos químicos e qualquer outro material que não seja descarte plástico.

O desenvolvimento da MPS seguiu os princípios do conceito BERÇO-A-BERÇO (Cradle to Cradle criado por Michael Braungart e Willian McDonough) onde todo material é retornável e reutilizável voltando a seu estado original, em forma de chapas, tábuas e réguas de Madeira Plástica Sustentável (MPS) que podem ser aplicadas em inúmeras finalidades substituindo a madeira normal e madeira plástica comum em sua construção ou reforma.

Vídeo da MPS em uso substituindo maderite na construção civil:




Abaixo fotos da MPS em uso:



BRASUSMPS USADO EM CONSTRUÇÃO SUBSTITUINDO MADEIRITE


BRASUSMPS USADO EM CONSTRUÇÃO SUBSTITUINDO MADEIRITE


BRASUS MPS USADO COMO CHAPAS E RÉGUAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL


BRASUS MPS USADO COMO CHAPAS E RÉGUAS NA CONSTRUÇÃO CIVIl
BRASUS MPS USADO COMO DECK
BRASUS MPS USADO COMO DECK

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top