EXTINTO – RINOCERONTE NEGRO. O rinoceronte-negro da África Ocidental foi declarado oficialmente extinto


Notícia muito triste!

União Internacional para a conservação da natureza (IUCN, por sua sigla em inglês) declarou oficialmente extinto o rinoceronte negro da África e lembre-se que a extinção é para sempre!


Além disso, especialistas apontadas que em Moçambique desapareceram todas as espécies de rinocerontes por causa da caça ilegal.

Lista vermelha de espécies ameaçadas publicadas pela IUCN confirmou este tipo de extinção do rinoceronte em todo o mundo; Além disso, ele avisou que 25% dos mamíferos estão em perigo de desaparecer apesar de programas de conservação e proteção do meio ambiente, informou a Agência de Notícias A população de menos de cem cópias no final do século XIX pouco mais de 20 mil nos últimos anos.

Rinoceronte Negro

Rinoceronte Negro
Esta espécie apenas se encontra já em pequenos territórios protegidos, muito dispersos, pelo Sul continente africano, nomeadamente na Zâmbia, Zimbawe, Botswana, Namíbia, Quénia e África do Sul.

O rinoceronte negro não é muito diferente do branco, é apenas ligeiramente mais pequeno e a sua boca apresenta um formato distinto. Quanto à cor, e apesar do nome, é muito semelhante, não sendo por aí que se encontram diferenças significativas.

Caçado durante centenas de anos, quase até à extinção, por causa dos seus dois chifres, aos quais eram atribuídas propriedades medicinais, existem hoje apenas cerca de 3000 indivíduos a viver em liberdade. No entanto, em meados dos anos 90 só estavam registados e monitorizados pouco mais de 2100, mas a partir dessa altura um projeto para proteção desta espécie, apoiado por várias instituições a nível mundial, inverteu felizmente essa tendência para os números mais confortáveis que hoje conhecemos, e pode ter sido, assim, evitado o desaparecimento definitivo desta espécie.

O tempo de gestação dos rinocerontes é de aproximadamente 480 dias. O facto de este ser elevado, tem sido um dos motivos que dificulta a sua reprodução e que não permite ainda uma maior garantia de sobrevivência desta espécie. Normalmente, nasce apenas uma cria, que é amamentada pela mãe até aos dois anos.

O rinoceronte é um herbívoro habituado a uma alimentação diversificada, que se adapta bem a diferentes tipos de plantas, já que ao longo do ano o tipo de vegetação disponível vai variando. Necessita muitas vezes de percorrer distâncias consideráveis, até encontrar pasto suficiente para a sua sobrevivência, e água para os seus banhos, necessários para hidratar a pele e para se livrar da nuvem de insetos que o acompanha.

O rinoceronte vê muito mal, mas tem um excelente olfacto e também uma aparelho auditivo prodigioso. Quanto se sente ameaçado, sobretudo o rinoceronte negro, investe de forma implacável sobre tudo o que mexe, apesar de nem sempre saber sobre o que está a investir. A procura de alimento é feita a partir dos cheiros que aprende a reconhecer, durante o tempo em que é apenas amamentado pela mãe. Quando adulto, sabe perfeitamente distinguir os cheiros característicos dos alimentos que mais lhe agradam.
Um rinoceronte negro pode ter em média 1,60 m de altura, 3,80 m de comprimento e pesar mais de 3000 kg. A sua esperança de vida ronda os 30 a 35 anos em liberdade, podendo em cativeiro durar alguns, mas poucos, anos mais.

FONTE: HTTP://WWW.BICHARADA.NET EM 09 MAIO 2013 NO BOM FIM – PORTO ALEGRE – RS – BRASIL – 10:44 A.M.
Rinoceronte Negro
RINOCERONTE NEGRO (Diceros Bicornis)

Durante o último século, o Rinoceronte Negro sofreu um drástico declínio em sua população. Entre 1970 e 1992, a população dessa espécie diminuiu 96%. Em 1970, segundo estimativas, havia 65.000 Rinocerontes Negros na África, mas em 1992-1993 restavam apenas 2.300 sobrevivendo em habitat selvagem. Entretanto, desde 1996, grandes esforços para a preservação dessa espécie tem encorajado ambientalistas a obterem bons resultados e o número de animais tem aumentado desde então. Atualmente 3.100 animais estão vivendo em habitat selvagem.

Peso: 800 – 1.350 kg
Altura: 1,40 – 1,70 m
Comprimento: 3,0 – 3,80 m
Chifre: Possui 2 chifres. O chifre anterior é maior podendo medir de 0,50 m – 1,30 m. O chifre posterior é menor medindo de 2 a 55 cm.
Habitat: pastagens, savanas e locais com abundância de arbustos.
Período de Vida: 30 – 35 anos em habitat natural e 35 – 45 anos em cativeiro.
Período de Gestação: 15 a 16 meses.
Maturidade Sexual: Machos – 7 a 10 anos, Fêmeas: 4 a 7 anos.
Distribuição Geográfica: África do Sul, Quênia, Malawi, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia e Zimbabue.
PESQUISA: HTTP://WWW.PORTALSAOFRANCISCO.COM.BR/ALFA/RINOCERONTES/RINOCERONTE-NEGRO.PHP NO BOM FIM – PORTO ALEGRE – RS – BRASIL ÀS 05 MAIO 2013 ÀS 10:46

Fonte: Caminhos do Rei

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top