Aprenda a fazer uma cama de casal com paletes

Para contribuir com o meio ambiente, é necessário pensar em maneiras de reaproveitar materiais e dar uma nova funcionalidade a eles no dia a dia. Uma dessas formas é reutilizar paletes e caixotes, aproveitando sua madeira e formato para construir móveis totalmente personalizados. Ao trabalhar com esse material, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como verificar se a madeira está em bom estado e se não há a presença de fungos ou cupins, que podem danificar o produto final.

Quem quer mudar o visual do quarto de forma sustentável, por exemplo, pode construir uma nova cama reaproveitando paletes que seriam descartados. Veja como fazer e deixe o seu quarto com a sua cara.

Você irá precisar de:
- Quatro paletes resistentes do mesmo tamanho;
- Tinta da cor de sua preferência;
- Pregos;
- Martelo.

Como fazer:

Primeiro, lixe toda a extensão dos paletes, para garantir que todas as farpas e irregularidades da madeira sejam eliminadas. Isso evitará possíveis acidentes, além de prevenir que o tecido do colchão desfie.

Em seguida, passe um produto anticupins vendido em lojas de materiais de construção. Depois, pinte todos os paletes com a tinta escolhida, cobrindo bem toda a madeira. O ideal é passar duas ou três demãos de tinta.

Coloque dois paletes um ao lado do outro e pregue para deixá-los bem firmes. Pegue os outros dois e coloque de maneira que forme um T, pregando novamente. Se for preciso, coloque pedaços de madeira na diagonal para dar mais firmeza à madeira.

Após isso, basta colocar o colchão em cima. Os paletes da parte superior formarão um tipo de criado mudo com suas sobras na lateral. Você pode ainda revestir essas partes externas com tecidos ou papéis coloridos e estampados, deixando o ambiente ainda mais alegre. Caso considere que o móvel ficou muito baixo, pegue mais quatro paletes e empilhe-os. Isso deixará sua cama mais alta e também mais resistente.


Confira mais alguns exemplos dessas camas. Vale lembrar que o modelo muda conforme mais paletes você decidir empilhar:








Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top