Bambu: Uma alternativa sustentável para estruturas de concreto

Já é sabido por estudiosos da área ambiental e profissionais que buscam alternativas às opções de materiais existentes no mercado, que o bambu já se mostrou ser uma solução viável para a construção civil. Isso, devido a sua resistência e flexibilidade, e pelo baixo impacto gerado em seu cultivo. Mas por que ainda não estamos substituindo materiais oriundos de fontes finitas pelo bambu?

Laboratório Future Cities de Cingapura está conduzindo um estudo que visa determinar a gama completa de aplicações do bambu na construção civil. A pesquisa está revelando a real condição do material como elemento de estrutura para edificações.

Segundo um artigo publicado pelo site ArchDaily, os países em desenvolvimento possuem uma maior demanda por concreto reforçado com aço e devido a diversos aspectos, esses países muitas vezes não possuem condições de fabricar em quantidade satisfatória esses materiais e atender essa demanda. Como alternativa para o problema: o bambu. Abundante, renovável e extremamente resistente, o material tem um enorme potencial para se tornar no futuro um substituto para o aço.

Nos estudos de resistência e tração realizados, o bambu se mostrou extremamente eficiente superando a maioria dos outros materiais testados, incluindo o aço reforçado. Isso foi possível devido a sua estrutura oca e tubular que evoluiu ao longo de milênios para resistir à intempéries naturais. Além de suas vantagens de usabilidade, o bambu ainda oferece uma fácil colheita e transporte, o que o torna economicamente mais viável, e já que sua extração é bem menos impactante do que a do metal, também se torna muito mais sustentável.

Por conta do seu ciclo de crescimento rápido e a facilidade para crescer em diversos tipos de ambiente, o material pode ser considerado extremamente barato. Além disso, a plantação de bambu requer a existência de grama para absorver grandes quantidades de CO², o que significa que seu cultivo como material de construção contribuiria combatendo as mudanças climáticas.

De fato, todos esses fatores já são um grande incentivo para o investimento no desenvolvimento da produção e utilização do bambu. Mesmo assim, apesar desses benefícios, ainda é necessário muito trabalho e pesquisas para superar algumas limitações do material, como a contração e expansão causadas por mudanças de temperatura e absorção de água, além da degradação que pode ser gerada por fatores biológicos.

Recentemente, o Laboratório Future Cities recebeu o Prêmio Zumtobel Group pela pesquisa realizada. Em breve, esperamos ver o bambu sendo utilizado de maneira recorrente e variada na arquitetura.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top