Bayer compra Monsanto: ¼ dos alimentos do mundo poderá ficar nas mãos deste grupo


Depois de meses de negociações, a multinacional farmacêutica Bayer anunciou dia 16 a compra da empresa agroquímica Monsanto, conhecida por produzir sementes geneticamente modificadas e pesticidas, como o glifosato.

O negócio ainda terá de ser aprovado, mas a avançar a fusão destas duas empresas dá origem ao maior grupo de grupo de sementes e pesticidas do mundo. Isto porque a multinacional alemã Bayer, que já tinha a própria produção de sementes, terá agora livre acesso à base de dados da Monsanto, com mais de duas mil variedades de organismos geneticamente modificados.

Nos últimos anos, a Monsanto tem estado envolta em variadas polémicas, principalmente ligadas à produção de sementes geneticamente modificadas. A empresa tem muito maior expressão nos EUA do que na Europa, mas mesmo assim milhares de sementes de milho geneticamente modificadas entram no mercado europeu.

Em comunicado a Bayer, declarou que este negócio permitirá combinar produtos de cada uma das companhias e significará uma poupança em torno dos 1500 milhões de dólares, após o terceiro ano. A gigante alemã é mais conhecida pela sua atividade na indústria farmacêutica, mas tem também um sector da empresa a trabalhar no sector agrícola, no desenvolvimento e produção de herbicidas, pesticidas e fungicidas, entre outros. A fusão das duas empresas pode originar qualquer coisa entre um quarto a um terço de quota de mercado.

A associação ambientalista Quercus que, nos últimos anos tem alertado para a produção e consumo de organismos geneticamente modificados, mostrou preocupação com esta situação já que “esta união poderá ter implicações graves para o Ambiente e a saúde pública, bem como para os pequenos agricultores que não terão condições para competir neste mercado, cada vez mais monopolizado, e para os consumidores que veem decrescer o seu poder sobre os alimentos que consomem e o modo como são produzidos. “

Um negócio a acompanhar nos próximos tempos.
Fonte: Green Savers

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top