Alimentador de pássaros com garrafa pet - Passo a passo

O que vai precisar?

2 garrafas pet limpas e sem os rótulos, 
2 pedaços pequenos de jornal enrolados em forma de tiras, 
1 fita adesiva, 
tesoura e barbante.
Corte a garrafa como no esquema acima, de uma forma com que se tenha espaço para ps passarinhos alcançarem a comida e ficarem em pé na garrafa. Aí com a tira de jornal enrolada, coloque-a esticada na base onde o passarinho vai pousar pra se fazer uma espécie de puleirinho e prenda com a fita adesiva. Desse jeito o passarinho vai se sentir mais confortável pousado na garrafa. Imagina a dificuldade que seria se manter equilibrado naquela parte fininha cortada da garrafa?
Depois que cortou e prendeu as tiras de jornal com a fita nas duas garrafas aí é só colocar um pouco de alpiste (que a mamãe pode comprar na casa de ração) em uma, um pouco de água na outra e pendurá-las com o barbante amarrado nas pontas no melhor lugar do seu quintal. 
Os passarinhos virão bem depressa!

Alguns exemplos, como esse:
Aahh, nesse foi queimado levemente a base onde o passarinho apóia os pés. Dessa maneira o plástico dobra para dentro e não machuca os pézinhos deles.

Nesse aqui foi colado EVA, para um pouso confortável



Quer construir o seu? Inspire-se nas idéias que encontrei, alguns bem simples. Adapte, personalize, faça que fique com a sua cara e com o jeitinho do seu jardim e da sua varanda.


Esse comedouro foi feito com duas panelas esmaltadas, uma haste de ferro com rosca, 4 parafusos e 4 porcas. Basta fazer os furos no centro das panelas e montar a estrutura. Com certeza vai durar muito tempo. Do Varal de Idéias.




Esse comedouro foi feito com um pedaço de bambu cortado ao meio. Super ecológico, não acham? E lindo também.
Da Rede Social do Bambu



A caixa de leite torna-se facilmente um comedouro. Basta lavar muito bem, recortar as laterais como na imagem e levantar as abas da parte de cima onde ficam os furos para passar os fios que a suspendem. Do blog Quinta da Ribeira.





Esse comedouro foi feito usando um garrafão de água com as laterais abertas para os pássaros entrarem. A tampa recebeu um furo por onde prende-se o fio que a suspende.
Do blog Quinta da Ribeira.



Esse comedouro é interessante porque é automático. Você abastece com as sementes que vão sendo liberadas a medida que os pássaros vão comendo. Faça um corte na tampa da garrafa, de lado a lado, que não seja largo demais, para que as sementes caiam a medida que for preciso. Use como base do comedouro um prato de vaso, e fixe-o na garrafa como na imagem. Faça dois furos no fundo da garrafa, por onde você passará um fio ou arame que suspenderá o conjunto. Encha com uma mistura de sementes e aprecie os pássaros chegando. Mas lembre-se de limpar o prato frequentemente.
Do blog Bulbos em Flor.







Tem duas coisas muito importantes para ressaltar. Primeiro que os pássaros não vão aparecer assim que você colocar a comida e virar as costas. É preciso criar o hábito da visita, o que pode levar alguns dias. Aí vem a segunda coisa muito importante: depois que começou a alimentar os pássaros, não os abandone. Abasteça o comedouro todos os dias. Eles se acostumam com a situação de encontrar alimento no mesmo lugar e podem morrer de fome caso você pare de um dia para o outro. Quando precisar suspender a alimentação, por qualquer motivo, faça isso gradativamente, assim eles tem tempo de buscar comida nas redondezas.

Fonte: vila do artesão.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top